|
|
Titulo  |
Jornalismo e Sociedade |
|
Coordenador  |
Cardoso, Gustavo
|
|
Investigadores  |
Cardoso, Gustavo
Santos, Susana
Lamy, Cláudia
Gomes, Adelino
Estevinha, Sérgio
Neves, Marta
Bicho, Carlota Pina
Silva, Eloísa
|
|
Investigadores
não pertencentes ao CIES  |
-- |
|
Resumo  |
O projecto jornalismo e sociedade (PJS) desenvolve a sua actuação na intersecção entre comunicação social, prática jornalística e sociedade. O projecto inspira-se na prática do Pew Project for the Excellence in Journalism.
O projecto pretende contribuir para compreender a performance do jornalismo no contexto português e também qual o impacto da revolução digital em curso na transformação da prática informativa.
O projecto espera que uma melhor compreensão do que o sector informativo dos media oferece aos cidadãos leve, por sua vez, os jornalistas a desenvolver um melhor trabalho e, também, permitir aos cidadãos perceber o que podem esperar do jornalismo e o que devem exigir dele.
O projecto, ao contrário de algumas visões analíticas, não abraça nenhuma posição política, considerando-se imparcial na sua abordagem da prática da imprensa no quadro mais vasto do sector dos media. Igualmente, não desenvolve a sua análise partindo de qualquer pressuposto sobre a primazia da influência de actores específicos sobre o funcionamento ou agenda da imprensa, como sejam o sector empresarial, poderes públicos ou publicidade. Em vez disso, o projecto procura estudar a imprensa com um espírito aberto e sólida orientação empírica, tendo presente que várias pressões, questões e tendências podem governar e influenciar a imprensa de diferentes formas em diferentes momentos.
O projecto apresenta-se com o objectivo de criar pontes entre jornalistas e académicos e entre ambos e o público.
A escolha do contexto da relação entre jornalismo e sociedade como forma de estabelecer uma ponte entre cidadãos, academia e jornalistas, parte do pressuposto que a actuação pública por parte de empresários e empresas, organizações da sociedade civil, administração, governo, parlamento, presidência da república, poder local e regional encontra nas temáticas das políticas públicas o seu espaço de eleição para a participação e discussão nas sociedades democráticas.
A prática profissional dos jornalistas e o papel dos media informativos constitui um aspecto crucial para o fortalecimento da democracia e das práticas democráticas. As políticas públicas estão presentes em todas as áreas do dia-a-dia, sendo alvo da atenção permanente da imprensa e consideradas como fundamentais pelos cidadãos. Sem o papel de mediador do jornalismo, este espaço de interacção e encontro não pode ocorrer.
Desta articulação em rede resulta o porquê da escolha aqui proposta de um projecto cujos pilares são a relação entre jornalismo e sociedade focando o seu olhar na relação que se estabelece entre imprensa e as políticas públicas. Tal como para o Pew Research Center's Project for Excellence in Journalism, o objectivo proposto é o de melhor compreender a actual revolução nas práticas de jornalismo e de produção e distribuição informativa. Dados sobre o projecto estão disponíveis em: http://futurojornalismo.org/.
|
|
Palavras-chave  |
-- |
|
Linhas de investigação  |
Linha II - Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação
|
|
Início  |
05/09/2011 |
|
Previsão de Fim  |
05/08/2014 |
|
Parcerias  |
-- |
|
Tipo  |
Projecto de investigação com financiamento |
|
Entidades Financiadoras  |
Fundação Calouste Gulbenkian
Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD)
Fundação EDP
|
|
Programa  |
-- |
|
Website  |
--
|
|
|