|
|
Título  |
Aprender com a vida: retratos e trajectórias de adultos portugueses pouco escolarizados |
|
Investigador  |
Aníbal, Alexandra
|
|
Supervisor  |
--
|
|
Resumo  |
A prevalência na população portuguesa de níveis baixos de escolaridade encontra-se associada a níveis igualmente baixos de literacia. A ausência de escola formal parece ter sido dificilmente compensada por aprendizagens não formais e informais, realizadas noutros contextos sociais. Tal facto deverá ser objecto de reflexão, dado o investimento nacional num sistema de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) adquiridas fora do sistema de ensino, operacionalizado através dos Centros Novas Oportunidades, numa rede que conta, actualmente, 450 Centros.
O projecto de investigação que se apresenta, procurando caracterizar percursos de vida de adultos portugueses que realizaram processos de RVCC, propõe-se compreender que experiências de vida constituíram factores potenciadores de aquisição e desenvolvimento de competências de literacia e que experiências se configuraram como factores de bloqueio.
A pesquisa organiza-se em dois níveis de análise. Numa perspectiva macro, visa-se analisar as dimensões caracterizadoras da população portuguesa que desenvolveu estes processos. A nível micro, analisar-se-ão as histórias de vida de uma amostra desses indivíduos, identificando e caracterizando as disposições (para as aprendizagens) por eles desenvolvidas, accionadas ou inibidas, decorrentes da heterogeneidade das suas experiências socializadoras.
|
|
Linha de investigação  |
Linha II - Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação
|
|
Início  |
2007 |
|
Instituição de acolhimento  |
Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) |
|
Projetos
Associados no CIES  |
--
|
|
|