Lígia Ferro eleita presidente da European Sociological Association
A docente e investigadora vai liderar, nos próximos três anos, a mais importante organização de sociólogos da Europa

 

Lígia Ferro, investigadora associada do CIES-Iscte, é, desde o passado dia 3 de setembro, a nova presidente da Associação Europeia de Sociologia (European Sociological Association – ESA), cargo para o qual foi eleita para os próximos três anos (2021-2023).

 

 “A minha eleição representa uma grande responsabilidade e um imenso prazer por ter a oportunidade de continuar a trabalhar neste projeto europeu. É uma honra contar com o apoio de tantos membros para aprofundar o trabalho realizado pela Associação Europeia de Sociologia, juntamente com os colegas eleitos para a direção”

 

No que toca aos desafios para o próximo triénio, a recém-eleita presidente da ESA elege como prioridade “comunicar melhor o papel relevante da Sociologia para a sociedade, em conjunto com as restantes Ciências Sociais”.  Um objetivo que implicará “aumentar a visibilidade social da Sociologia, estimulando o engajamento público, não só dos sociólogos a trabalhar no campo académico, mas também fora da Universidade”.

 

 

Sobre Lígia Ferro

Licenciada em Sociologia pela FLUP e doutorada pelo Iscte –  Instituto Universitário de Lisboa, Lígia Ferro é professora auxiliar do Departamento de Sociologia da FLUP e investigadora do Instituto de Sociologia da U.Porto. Foi também investigadora visitante em várias Universidades na Europa, Estados Unidos e Brasil.

Ultimamente tem trabalhado sobre práticas culturais, educação artística, migrações, integração socio-profissional e investigação-ação, especialmente em contextos urbanos.

Enquanto investigadora, é autora e editora de vários livros e publicações científicas, distinguindo-se pela abordagem etnográfica presente nos seus trabalhos. Ultimamente, tem trabalhado sobretudo sobre práticas culturais, educação artística, migrações, integração socio-profissional e investigação-ação, especialmente em contextos urbanos.

Fora do âmbito académico, e para além da ligação à ESA, Lígia Ferro é membro da direção da “European Network of Observatories in the Fields of Arts and Cultural Education” – UNESCO (desde setembro de 2017). Entre 2012 e 2016, foi também vogal do Conselho de Deontologia da Associação Portuguesa de Sociologia, integrando desde então a equipa diretiva daquele organismo.

 


  

Fonte: Notícias Universidade do Porto