Resumo CV
Socióloga,
licenciada
e
mestre
em
Sociologia
(1992
e
1997,
FLUP),
doutora
em
Ciências
Sociais
pelo
Instituto
de
Ciências
Sociais
da
Universidade
de
Lisboa
(2007,
ICS-UL)
e
Professora
Auxiliar
na
Faculdade
de
Arquitectura
da
Universidade
de
Lisboa
(FAUL).
É
investigadora
no
Centro
de
Investigação
e
Estudos
de
Sociologia
do
Instituto
Universitário
de
Lisboa
(CIES-IUL)
desde
2008,
onde
tem
desenvolvido
investigação
nas
áreas
da
etnicidade,
estudos
ciganos,
imigração,
exclusão
social,
desenvolvimento
local,
realojamento
e
territórios
desqualificados.
É
ainda
membro
colaborador
do
Centro
de
Investigação
em
Arquitectura,
Urbanismo
e
Design
(CIAUD)
da
FAUL
e
do
Instituto
de
Sociologia
da
Faculdade
de
Letras
do
Porto
(ISFLUP).
Qualificações Académicas
Licenciatura em Sociologia (5 ANOS), Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 1992
Mestrado em Curso de Mestrado em Sociologia - "Poder Local, Desenvolvimento e Mudança Social" , Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 1997
Doutoramento em Ciências Sociais, especialidade de Sociologia Geral, instituto de ciências sociais, em 2007
Pós-graduação em Pós-graduação em análise de dados, , ISCTE, em 2011
Áreas de Investigação
estudos ciganos, sociologia urbana, habitacão , migrações, exclusão e segregação, metodologias qualitativas, Racismo
Grupos de Investigação
Desigualdades, Migrações e Territórios
Projetos
Publicações Recentes
Artigo em revista científica
Mendes, M. M. , Magano, O. & Costa, A. R. (2020). Ciganos portugueses: escola e mudança social. Sociologia, Problemas e Práticas. 93, 109-126
Capítulo de livro
Magano, O. & Maria Manuela Mendes (2021). Key factors to educational continuity and success of Ciganos in Portugal. In Mendes, Maria Manuela, Magano, Olga, Toma, Stefania (Ed.), Social and Economic Vulnerability of Roma People. Key Factors for the Success and Continuity of Schooling Levels, .: Springer.
Maria Manuela Mendes & Magano, O. (2021). The Educational Situation of Portuguese Ciganos: Social Changes and Continuities. In Mendes, Maria Manuela, Magano, Olga, Toma, Stefania (Ed.), Social and Economic Vulnerability of Roma People. Key Factors for the Success and Continuity of Schooling Levels, Springer.: Springer.
Baptista, B. & Maria Manuela Mendes (2020). Perceções dos estudantes ciganos e dos técnicos dos projetos Escolhas sobre as trajetórias escolares de continuidade ao nível do ensino secundário. In Ciganos em Portugal, Espanha e Brasil: analisando contextos, demandas e processos . Lisboa
Livro
Maria Manuela Mendes, Magano, O. & Stefania (2021). Social and Economic Vulnerability of Roma People. Key Factors for the Success and Continuity of Schooling Levels,. Springer.
[ver mais]
Comunicações
Comunicação em evento científico
Magano, O. & Maria Manuela Mendes (2020). Abandono escolar e a não realização de escolaridade obrigatória como forma de limitação de participação cívica: o caso de pessoas Ciganas em portugal. XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação.
Maria Manuela Mendes (2020). Ciganos e pandemia. DEBATE VIRTUAL Covid-19, comunidades ciganas e exclusão territorial, .
Maria Manuela Mendes & Magano, O. (2019). Predisposições e atitudes favoráveis à prossecução de estudos entre os ciganos portugueses: perspetivas sobre a ação de alguns projetos e instituições nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto". VII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia.
Magano, O. & Maria Manuela Mendes (2019). Abandono escolar como uma questão de género: o caso dos ciganos em Portugal. VII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia.
Magano, O. & Maria Manuela Mendes (2019). Ciganos” como objecto de estudo em Portugal: entre a fluidez do objeto, estereótipos, preconceitos representações e marginalização. Seminário internacional Ciganos em Portugal, Espanha e Brasil: analisando contextos, demandas e processos identitários.