Resumo CV
Rita
Espanha.
Professora
Auxiliar
com
Agregação
do
Iscte-Instituto
Universitário
de
Lisboa.
Diretora
do
Mestrado
em
Comunicação,
Cultura
e
Tecnologias
de
Informação.
Investigadora
do
CIES-Iscte,
desenvolve
atualmente
pesquisas
nas
áreas
da
"Comunicação,
Tecnologias
de
Informação
e
Saúde",
"Literacia
em
Saúde",
"Gerações
e
Tecnologia
de
Comunicação".
Membro
da
Equipa
de
Missão
para
a
área
da
Saúde
do
Iscte.
Coordenadora
ERASMUS
do
Departamento
de
Sociologia.
É
Associated
Editor
da
revista
Observatório
(OBS*-
http://obs.obercom.pt/index.php/obs),
membro
do
Comité
Científico
das
Edicciones-InCom-UAB
e
do
Comité
Editorial
da
Revista
de
Comunicación
y
Salud
(www.revistadecomunicacionysalud.org
).
É
autora
de
vários
livros
e
artigos
nas
áreas
da
Saúde
e
Comunicação,
Comunicação
em
Rede
e
Jovens
e
Media
em
Portugal.
Qualificações Académicas
Licenciatura em Licenciatura em Sociologia, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, em 1992
Mestrado em Mestrado em Planeamento Regional e urbano, Universidade de Lisboa, em 2002
Doutoramento em Sociologia, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, em 2009
Agregação em Ciências da Comunicação, Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, em 2019
Áreas de Investigação
Sociologia, Ciências Da comunicação, Saúde e Comunicação, Literacia em Saúde, Política e Participação na Era Digital, Literacia de Media
Grupos de Investigação
Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação
Projetos
Publicações Recentes
Artigo em revista científica
Gouveia, C., Espanha, R. & Di Fátima, B. (2020). Mapeamento das preferências clubísticas em Portugal: uma análise comparativa de 2003 a 2013. Revista Observatorio del Deporte . 6 (1), 1-25
Artigo no prelo (in press)
Tavares, A. & Espanha, R. (2020). “Public Food Communication Campaigns: Defining Profile of Target Audience Based on Degree of Food Involvement”. JOURNAL OF SOCIAL, POLITICAL INTERVENTION AND BEHAVIORAL DEVELOPMENT.
Capítulo de livro
Tavares, Ana T., Espanha, R. & Miranda, S. (2021). Health, Pleasure, Physical Appearance: Which Motivates Food Involvement Mostly?. In Advances in Design and Digital Communication.: Springer.
Ferreira, R. & Espanha, R. (2020). Exposition to Advertising Messages on Digital Media. In Communications in Computer and Information Science book series .: Springer.
Livro
Reto, L., Esperança, J., Crespo, N., Espanha, R. & Valentim, Fábio (2020). O Essencial sobre A Língua Portuguesa como Ativo Global. Lisboa. Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
[ver mais]
Comunicações