Impacto da pandemia Covid-19 no sistema político português, em perspetiva comparada
Resumo

A  presente  proposta  de projecto visa aferir as consequências políticasda  pandemia  Covid-19  em Portugal. Os efeitos esperados da crise no sistema político são múltiplos e substanciais.  Esta alia uma inédita crise de saúde pública a uma subsequente crise económica, previsivelmente mais severa do  que  a  que  eclodiu  na  Europa  em  2009. Importa,  por  isso,  compreender  os  seus  efeitos  no comportamento  eleitoral,  na  retórica  dos  partidos,  no  apoio  ao  regime  democrático  e  suas instituições, nosprocessosde tomada de decisão política, no  posicionamento político-ideológico dos  partidos, no eurocepticismo, assim como nas desigualdades de representação e participação políticas, e em geral na relação dos indivíduos com a esfera política.

Com vista a aferir o impacto da crise compara-se o momento pré com o pós emergência da crise(e o desenrolar da mesma), suportando-nos empiricamente num amplo leque de dados quantitativos e qualitativos(questionário por painel aos cidadãos portugueses, entrevistas,análise de conteúdo de mediae  redes  sociais,de debates  parlamentares  e dos manifestosdos  partidos).Sempre  que possível, a análise do caso português faz-se enquadrada num plano comparativo a nível europeu. Suportamo-nos,  para  tal,  em  dados  dosprojectosEuropean  Social  Survey,Citizens' Attitudes Under COVID-19 Pandemic, Eurobarometro, e do Centro de Investigaciones Sociológicas.

A par do interesse em gerar dados que permitam melhor compreender a extensão e severidade da pandemia Covid-19no plano político, este projecto tem igualmente a ambição de dar um contributo para a literatura académica existente sobre os tópicos em apreço. A problematização de cada um dos objectivos faz-se, por isso, atendendo ao contributoque a resposta aos mesmos pode dar para a literaturasobre o tópico.

Date de Início
2020-12-14
Date de Fim
2022-03-31
Financiamento do Projecto
FFMS- Fundação Francisco Manuel dos Santos
Parceiros Externos
CIES-Iscte - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Informação transferida do Ciência-IUL
W3C