Trajetória escolar, académica e profissional de jovens brasileiros, ucranianos e chineses
Resumo

Este estudo pretende compreender de forma aprofundada a realidade escolar, académica e profissional experienciada por jovens brasileiros, ucranianos e chineses a viver em um dos três dos munícipios onde as comunidades imigrantes em Portugal estão mais representadas: Lisboa, Sintra e Odivelas. Esta abordagem permitirá comparar e entender como as biografias de vida destes jovens são configuradas segundo a sua origem nacional, género, e classe social. Pretende-se ainda analisar as políticas públicas e as acções e práticas desenvolvidas na integração destes jovens em Portugal. A metodologia inclui dados estatísticos secundários e entrevistas qualitativas, de modo a entender as dinâmicas de integração social experienciadas por estes jovens, e as diferenças dessas mesmas experiências segundo contextos sociais e culturais distintos. Equipa: Sofia Gaspar (Coord.), Madalena Ramos, Teresa Seabra, Ana Raquel Matias e Renata Carone. Consultores: Simeng Wang, José Carlos Marques, Juliana Iorio.

Date de Início
2020-12-01
Date de Fim
2022-11-30
Financiamento do Projecto
FAMI - Programa Nacional do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração
Informação transferida do Ciência-IUL
W3C