Resumo
ISCTE - IUL e seus parceiros europeus intervem na proteção das crianças!
Nosso objetivo: qualificar melhor aqueles que acompanham crianças e jovens que precisam de proteção.
Crianças e jovens desfavorecidos são duramente afetados pela precariedade, pelos processos de institucionalização, pela retirada das famílias biológicas, por fatores sociais ou mesmo étnicos. No entanto, no momento em que a maioria dos jovens sai da casa da família aos 28 anos e encontra seu primeiro emprego permanente aos 32 anos, os jovens acompanhados pelos profissionais de proteção à criança são acompanhados e munidos de competências possibilitadoras de se tornarem adultos independentes aos 21 anos e no momento com a mudança da lei aos 25 anos.
Como resultado em Portugal (PORDATA 2017):
- população residente portuguesa (em milhares) - 10.300,3;
- 1 433 156 jovens residentes em Portugal (13,9% da população total);
- 86.154 - Nascimentos em Portugal;
- Taxas de Abandono precoce do sistema escolar - 12,6%
- Estabelecimentos do 1.º ciclo do ensino básico (1.º ao 4.º ano de escolaridade) - 4,208);
- Alunos matriculados no ensino básico (1.º ao 9.º ano de escolaridade) - 1.000.006
- alunos matriculados no ensino médio, 10º ao 12º ano - 399.775;
- Alunos matriculados no ensino superior - 361.943.
Se muitos se encontram na rua, é porque, em sua maioria, perdem o rumo e as redes: os assistentes sociais não estão presentes nesta fase da sua vida ou seja não lhes prestam proteção direta e esses jovens não aprenderam a se auto-proteger, nem a desenvolver estratégias de construção da sua rede social de suporte. Sem diplomas, sem apoio financeiro e sem apoio emocional, eles são expostos a riscos viciantes, delinquência e predadores sexuais. Os profissionais que os acompanham devem estar preparados técnicamente para antecipar melhor sua integração social na sociedade.
Pesquisa-ação colaborativa em 5 países europeus e 11 parceiros
Os 11 parceiros de 5 países europeus (Alemanha, Bélgica, França, Portugal, Romenia), que enfrentam desafios semelhantes, obtiveram financiamento Erasmus + da Europa para realizar pesquisa-ação colaborativa. O centro de formação Erasme localizado em Toulouse é o promotor deste projeto denominado Philia +.
Em cada um dos 5 países, formadores-pesquisadores desenvolveram um trabalho com jovens acompanhados em instituições de proteção da criança, estudantes em Serviço Social e os profissionais que os acompanham. O projeto é promotor de métodos e recursos educacionais inovadores para uma mudança de formação e intervenção prática de assistentes sociais que acompanham crianças.
A abordagem centrada no desenvolvimento do poder de agir dos indivíduos e comunidades, desenvolvida por Yann Le Bossé,metodologia denominada DPA, implementada em todas as fases do projeto, a fim de inovar os velhos padrões de assistência (relação assistida / assistente) e ensino clássico (conhecimento / aprendizagem).
No final, o projeto visa produzir um kit educativo, incluindo várias ferramentas inovadoras, incluindo 2 módulos de formação (Abandono escolar e rede). Nosso objetivo é produzir conhecimento aplicável ao ensino de Serviço Social em duas áreas particularmente sensíveis:
- Escolaridade - Luta contra o abandono escolar e reforço do apoio social ;
- Redes - A formação dos assistentes sociais no apoio ao desenvolvimento de redes e no poder de agir dos jovens e dos seus cuidadores (pais, parentes).
O projeto sistematiza conteúdo de formação (ensino à distância, vídeos, forum ...) que estará disponível on-line, sem direitos de autor, até ao outono de 2020.
Contactos Portugal :
Coordenador do projeto no ISCTE-IUL
jorge.manuel.ferreira@iscte-iul.pt
Suporte administrativo e financeiro do projeto no ISCTE-IUL:
rita.gusmao@iscte-iul.pt
Investigadores ISCTE-IUL no projeto
pablo.alvarez@iscte-iul.pt;
maria_joao_pena@iscte-iul.pt;
PHILIA + Criação de 4 módulos de formação
- Tenha uma boa base científica para dificuldades de aprendizagem ;
- Conhecer as pedagogias adaptadas às necessidades das crianças / jovens com perfil específico ;
- Acompanhar os jovens no processo de conhecimento dos mecanismo sociais determininantes no fracasso escolar ;
- Estabelecer parcerias para fortalecer o conhecimento dos pais para que eles participem do progresso academico de seus filhos ;
- Investimento na escola do assistente social por forma a evitar o risco de abandono escolar de crianças em maior risco social ;
- Apoiar um jovem na sua orientação profissional.
MÓDULO DE FORMAÇÃO - REDES - 150 horas com dimensões teóricas, trabalho pessoal e trabalho de campo (5 ECTS)
Objetivo - Saber apoiar, preservar e desenvolver as diversas redes (familiares, cuidadores, profissionais ...) que permitem à criança manter apoio, mesmo em caso de institucionalização.
Este módulo fornecerá habilidades e ferramentas aos assistentes sociais:
- Basear-se nas teorias de Granovetter e Goyette (1973 e 2011): o desenvolvimento de redes, teorias e contribuições das antropologias familiares para promover vínculos entre atores de diversas origens culturais e sociais ;
- Contar com uma metodologia positiva baseada no desenvolvimento de recursos, habilidades e potencialidades ;
- Desenvolver uma metodologia de acompanhamento que mantenha os laços familiares em sentido amplo (família e parentes nucleares) ;
- Identificar e entender a dinamica dos sistemas de atividades e o significado da estruturação da dinamica de identidade dos jovens acompanhados (Malrieux) ;
- Apoiar os jovens no desenvolvimento das suas redes pessoais e profissionais.
Esses 2 módulos de formação estarão disponíveis em vídeo e e-learning. Também serão criados 2 vídeos em duas populações específicas:crianças estrangeiras não acompanhadas e ciganos.
Os 11 parceiros do projeto Philia
Institutos de Formação em Serviço Social :
× FAIRE-ESS, IRTS Perpignan (Perpignan/France)
× Le centre de formation Erasme (Toulouse/France)
× Haute Ecole Bruxelles-Brabant (Bruxelles/Belgique)
× ISCTE - Instituto Universitario de Lisboa (Lisboa/Portugal)
× Universitatea Alexandru Ioan Cuza Din Iasi (Iasi/Roumanie)
× Evangelische Hoschschule Berlin (Berlin/Allemagne)
As estruturas de serviços sociais de proteção da criança :
× SOS Jeunes – Quartier Libre (Bruxelles / Belgique)
× ALEFPA (Vernet-Les-Bains / France)
× Association Retis (Thonon-Les-Bains / France)
× Qualificar para Incluir (Porto / Portugal)
× Association Salvati Copiii (Iasi / Roumanie)
Informação detalhada em Francês disponível aqui.
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Project Philia+ - YouTube
Project Philia+ Conferência em Serviço Social, Iscte 13.05.2020 Lingue: Française et Portuguais Programe 18h00 | Introduction Modérateur: Jorge Ferreira (Is...
www.youtube.com
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