Resumo CV
Investigadora
doutorada
do
CIES-ISCTE
e
colaboradora
permanente
do
IPPS-ISCTE,
Maria
Álvares
é
especializada
em
políticas
públicas,
com
destaque
para
as
políticas
de
educação,
questões
de
igualdade
de
oportunidades
e
políticas
de
combate
ao
insucesso
e
abandono
escolar.
Foi
membro
da
equipa
de
Avaliação
da
Reforma
do
Ensino
Secundário
(2008)
e
fez
parte
(2008-2010)
da
equipa
do
II
Programa
dos
Territórios
Educativos
de
Intervenção
Prioritária
(TEIP)
do
Ministério
da
Educação.
Mais
recentemente
(2014)
coordenou
o
projeto
POAT
Abandono
Escolar
Precoce:
políticas
e
práticas
e
participou
no
projeto
Educational
Challenges
in
Southern
Europe.
Equity
and
efficiency
in
a
time
of
crisis”-
ECSE
Project
(PTDC
/IVC
-SOC
/5079/2012).
Integra
atualmente
a
rede
de
cooperação
internacional
(FCT/German
Academic
Exchange
Service
(DAAD)
“Learning
to
be
a
global
citizen?
Theoretical
perspectives
and
methodological
approaches”.
Concluiu
o
seu
doutoramento
em
Políticas
Públicas
em
2020
com
distinção
e
por
unanimidade
com
a
dissertação
“Discursos
de
mudança:
Igualdade
de
...
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Qualificações Académicas
Licenciatura em Licenciatura em Sociologia e Planeamento, Iscte, em 2002
Pós-graduação em Pós-Graduação em análise de dados para as ciências sociais, ISCTE, em 2007
Outro tipo de qualificação em Sociologia e Planeamento, ISCTE, em 2010
Doutoramento em Políticas Públicas, ISCTE-Instituto Universitario de Lisboa - Centro de Investigacao e Estudos de Sociologia, em 2020
Áreas de Investigação
Sociologia, planeamento e avaliação, política educativa
Grupos de Investigação
Política e Cidadania
Projetos
Publicações Recentes
Artigo em revista científica
Schippling, A. & Alvares, M. (2019). Zur generierung von wissen in interpretationsgruppen. Methodologische reflexionen im kontext reflexiver elitebildungsforschung. Zeitschrift für Qualitative Forschung. 20 (1), 43-57
Alvares, M. (2018). Fault lines in education: dualization and diversification of pathways over 40 years of debate on education policy in Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas. 87, 45-70
Sebastião, J. & Alvares, M. (2015). Wavering between hope and disenchantment: the case of early school leaving in Portugal. Scuola democratica. 2, 439-454
Capítulo de livro
Alvares, Maria (2017). "Alargamento da Escolaridade Obrigatória até aos 18 anos: Análise de uma medida de política com recurso ao Método das Etapas. In Rodrigues, Maria de Lurdes (Org), Exercícios de Análise de Políticas Públicas II, Editora Mundos Sociais / in Rodrigues, Maria de Lurdes (Org), Public policy analysis: MUndos sociais ed.
Alvares, Maria & Rodrigues, M. L. (2015). Alargamento da Escolaridade Obrigatória até aos 18 anos: Análise de uma medida de política com recurso ao Método das Etapas . In Exercícios de Análise de Políticas Públicas. Lisboa: Almedina.
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