PT | EN
Migrações no Espaço Digital: experiências, transformações e resistências
O Ciclo de Seminários internacional Migrações no Espaço Digital: experiências, transformações e resistências, tem como objetivo desenvolver uma análise interdisciplinar que contribua para o entendimento do modo como as migrações são atualmente construídas, transformadas e moldadas pelo espaço digital, procurando alargar o nosso conhecimento sobre o impacto destes processos não apenas online como também offline.

Este Ciclo de Seminários pretende contribuir para a produção de conhecimento dos desafios globais contemporâneos, desenvolvendo trabalho entre as ciências sociais e as tecnologias digitais que vise contribuições inovadoras com impacto nas políticas públicas.

Nestes Seminários propomos debater sobre o papel das tecnologias digitais a vários níveis, nomeadamente na:
- transformação das metodologias e técnicas de investigação aplicadas aos estudos migratórios (etnografia do digital);

- utilização das tecnologias digitais e de ‘Big data’ como fonte de produção de informação, controlo e monitorização dos processos migratórios por parte dos Estados;
- amplificação de discursos de ódio contra migrantes e minorias étnicas;
- intensificação das desigualdades no acesso a informação (digital divide);
- viabilização e produção de novas práticas de participação e resistência a partir do espaço digital por parte dos migrantes e organizações da sociedade civil.

Cada sessão contará com a participação de membros da academia, ativistas, artistas, profissionais dos media e representantes políticos. A periodicidade do Ciclo de Seminários é trimestral e o formato, online ou híbrido.

Comissão organizadora:
Ana Raquel Matias, CIES-Iscte
Simone Castellani, CIES-Iscte
Sofia Gaspar, CIES-Iscte
Thais França, CIES-Iscte

Parcerias:
Observatório da Emigração (OEm-Iscte)
W3C