Caterina Di Giovanni vence concurso “Young Investigator Training Program - YITP”

 

Caterina Di Giovanni, é uma das vencedoras do concurso “Young Investigator Training Program – YITP”, organizado pelo Departamento de Arquitetura da Universidade de Florença. A investigadora do CIES-IUL teve a oportunidade de participar na Conferência Internacional AESOP 2019 que decorreu em Veneza entre 9 e 13 de julho.

 

A Call, com fecho a 31 de março de 2019, foi dirigida a jovens investigadores cujo foco de trabalho fosse o planeamento e design regional e que estivessem afiliados a instituições estrangeiras.

 

Os 20 vencedores, participaram na Conferência Internacional AESOP (Association of European Schools of Planning), que em 2019 adoptou o tema “Planning for Transition” e foram acolhidos como investigadores visitantes, durante o mês que antecedeu a Conferência, pelos principais departamentos italianos da rede AESOP.

 

Caterina di Giovanni apresentou a sua comunicação “Housing Policies Beyond Numbers: A comparative study in Portugal and Italy” no segundo dia da Conferência, inserida no painel “Housing, gentrification and socio-spatial dynamics”.

 

Sobre o programa:

O “Young Investigator Training Program - YITP” tem como principais objetivos promover investigação científica e colaboração entre instituições reconhecidas internacionalmente e incentivar a mobilidade de jovens cientistas. As bolsas de estudo atribuídas destinam-se a apoiar a participação de jovens investigadores, dando-lhes a oportunidade de trabalhar em centros de investigação no exterior, em seminários e conferências internacionalmente reconhecidos, organizados por instituições de investigação italianas.

 


 

 

Caterina Francesca Di Giovanni é arquiteta (Università di Palermo) com uma pós-graduação em Urbanismo na Administração Pública – Gestão da cidade e do território (Sapienza Università di Roma). Em 2017 esteve inserida no projeto exPERts “Making sense of planning expertise: housing policy and the role of experts in the Programa Especial de Realojamento”, com o qual continua a colaborar. Atualmente é doutoranda em Estudos Urbanos (ISCTE-IUL e FCSH-UNL) e desenvolve uma investigação, financiada através de uma bolsa FCT, que visa avaliar as intervenções em bairros de habitação social dentro de uma perspetiva comparada entre Itália e Portugal.

 


 

Saiba mais sobre:

Conferência AESOP 2019 “Planning for Transition”

“Young Investigator Training Program - YITP”