Doutoramentos Iscte
Candidaturas abertas

Encontram-se abertas candidaturas aos programas de Doutoramento do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa.

O CIES-Iscte, enquanto unidade de investigação, assegura a cordenação de 7 programas doutorais no quadro da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.


A formação avançada, desenvolvida em estreita articulação com as atividades de investigação, constitui-se como um dos pilares fundamentais do CIES-Iscte.

 

 

CANDIDATURAS

 


 

DOUTORAMENTO EM CIÊNCIA POLÍTICA



Confere formação teórica e metodológica que permite aos doutorandos desenvolver pesquisas sobre temáticas atuais com resultados apropriáveis nos campos profissionais e de investigação.
Esta formação, aliada aos acordos estabelecidos com diversas entidades, públicas e privadas, para a realização de estágios, permite alimentar boas expetativas de emprego para os futuros doutores.

Mais informações sobre as candidaturas aqui. 

 


 

DOUTORAMENTO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO



Foca-se no desenvolvimento de pesquisa sobre o comportamento individual, colectivo e institucional mediado pelas diferentes formas de comunicação e, em particular, pela Internet.
Mais informações sobre as candidaturas aqui.

 


 

DOUTORAMENTO EM HISTÓRIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA



Proporciona o aprofundar de conhecimentos e capacidades de análise crítica e de síntese de ideias novas e complexas sobre as Épocas Moderna e Contemporânea, estimulando a comunicação com a comunidade historiográfica e com as áreas profissionais em que se recorre à aplicação social da História.
Mais informações sobre as candidaturas aqui.

 


 

DOUTORAMENTO EM POLÍTICAS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR

 


Tem como principal objetivo a formação de excelência ao nível pós-graduado na área das políticas públicas em educação e em administração escolar, associada à produção de conhecimento científico inovador.
Mais informações sobre as candidaturas aqui.

 


 

DOUTORAMENTO EM POLÍTICAS PÚBLICAS



Forma investigadores e professores do ensino superior, bem como profissionais altamente qualificados na análise, desenho, gestão e avaliação de políticas públicas, tanto em organizações nacionais como europeias e internacionais.
Mais informações sobre as candidaturas aqui.

 


 

DOUTORAMENTO EM SERVIÇO SOCIAL



Consiste numa formação avançada para preparar profissionais desta área para a compreensão sistemática do domínio científico do serviço social e desenvolvimento de capacidades de investigação, análise e avaliação em serviço social.
Mais informações sobre as candidaturas aqui.

 


 

DOUTORAMENTO EM SOCIOLOGIA



Forma investigadores e professores do ensino superior, bem como profissionais altamente qualificados na análise de problemas sociais.
Mais informações sobre as candidaturas aqui.

 

 


 

O CIES-Iscte

A participação do CIES-Iscte no ensino doutoral tem por objetivo garantir condições para uma efetiva aquisição de competências de investigação pelos doutorandos. A estes o CIES-Iscte oferece um contexto organizado e internacionalizado de atividade científica que permite:

  • Articular as pesquisas doutorais com programas de investigação continuados, conduzidos por equipas de reconhecido mérito científico;
  • Facilitar o acesso dos doutorandos a redes internacionais de investigação e desenvolvimento;
  • Promover a comunicação dos resultados das pesquisas doutorais aos pares e à comunidade académica em geral, nomeadamente através da participação nos Workshops de Investigação CIES, onde os doutorandos podem desenvolver as suas competências de apresentação, discussão e reflexão sobre processos, métodos e resultados das suas investigações científicas.



Atividades abertas
Cada doutoramento organiza um ciclo internacional de Conferências doutorais dinamizadas por especialistas internacionais.


Realiza-se, também anualmente, um Colóquio doutoral onde os doutorandos que frequentam o 3º ano apresentam e discutem os resultados das suas pesquisas com colegas, docentes e investigadores nas suas áreas de investigação.


Publicações
O CIES-Iscte tem uma vasta experiência editorial, sendo responsável pela publicação de um conjunto de coleções de publicações científicas, nas quais os doutorandos são incentivados a publicar: