Ser Cientista Social em Tempos de Pandemia
Estágio de Verão Ciência Viva 19 - 23 julho 2021

 

 

APRESENTAÇÃO DO ESTÁGIO

O estágio organizado pelo CIES-Iscte e dirigido a alunos do ensino secundário, pretende proporcionar o contacto com um centro de investigação em ciências sociais – os seus espaços, protagonistas, projetos e metodologias – e a forma como se têm adaptado à atual crise pandémica.

Pretende-se que os estagiários experimentem as diversas atividades inerentes à pesquisa em ciências sociais, sob a orientação de equipas de investigadores do Centro.

 

 

PLANO DE TRABALHOS

Ao longo do estágio, para além da apresentação do Centro e do contexto universitário envolvente, procurar-se-á proporcionar uma noção prática e diversificada do que é a investigação em ciências sociais, assim como desmistificar a imagem e conceito de cientista.

Os estagiários serão, para isso, integrados em equipas de investigação com projetos em curso sobre diversas temáticas, experimentando diferentes técnicas de recolha e tratamento de dados, bem como distintas formas de apresentação e divulgação dos resultados científicos.

 


 

 

O Estágio de Verão "Ser Cientista Social em Tempos de Pandemia" insere-se no programa “Ciência Viva no Laboratório”. Uma iniciativa da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, na qual o CIES-Iscte participa desde 2003, que tem como principais objetivos “aproximar os jovens da Ciência, criando oportunidades de aproximação à realidade da investigação científica através da realização de estágios em laboratórios públicos e privados, centros de investigação e instituições do ensino superior”, bem como “promover o contacto entre as instituições de investigação científica e de ensino superior e os jovens do ensino secundário” 

 

.

W3C