Rede Migra

 

A Rede Migra reúne investigadores, decisores de políticas públicas e outros atores com interesse no estudo das migrações, de diversas áreas disciplinares, com especial enfoque nas migrações que têm Portugal como país de destino ou de origem. O objetivo é fomentar a partilha de informação sobre conferências, publicações, programas de financiamento, entre outros.

 

Tem sede no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa e foi fundada em 2013 por duas investigadoras, Cláudia Pereira e Joana Azevedo, com o objetivo principal de reunir numa mesma plataforma investigadores e outros atores de diversas instituições e áreas disciplinares a desenvolver pesquisa no âmbito das migrações. 

 

É formada atualmente por cerca de 480 investigadores, de diversos centros, a desenvolver pesquisa nos cinco continentes. Mais concretamente, os investigadores são oriundos de 22 países: Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Cabo Verde, Colômbia, Espanha, EUA, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Itália, Letónia, Moçambique, Noruega, País de Gales, Portugal, Reino Unido, Suécia, Suíça e Ucrânia.

 

 

OBJETIVOS

 

O objectivo principal da Rede Migra é reunir numa plataforma comum investigadores de diferentes áreas e instituições a realizar pesquisa no domínio das migrações.

 

A Rede Migra pretende fomentar a partilha de informação sobre formação pós-graduada, conferências, publicações, programas de financiamento, oportunidades de emprego, entre outros.

 

A Rede Migra tem como potencial mobilizar investigadores para desenvolver futuras pesquisas através de projectos de equipa e publicações colectivas, em torno de temas comuns das migrações.

 

Tem também como objectivo realizar encontros científicos entre os membros da Rede e público não-especializado.

 

A Rede Migra inclui igualmente responsáveis por políticas públicas, promovendo desta forma o contacto e a partilha entre o meio académicos e instituições governamentais e não-governamentais.

 


 

Coordenação

Cláudia Pereira | claudia.pereira@iscte-iul.pt

Joana Azevedo | joana.azevedo@iscte-iul.pt