Novo artigo de Marta Entradas mostra que é dada pouca atenção à comunicação de ciência nas universidades

Foto por Rita Carmo, Livro Mulheres na Ciência (2019)

06/11/2023

 

Quais os desafios enfrentados pelas universidades na comunicação da investigação que produzem? Ou qual o compromisso das universidades com a comunicação de ciência e que tendências estão a seguir?

 

O novo estudo da investigadora do CIES-Iscte, Marta Entradas, explora o papel da comunicação de ciência nos gabinetes de comunicação das universidades, a partir de uma análise comparativa que reuniu instituições de quatro países europeus (Alemanha, Itália, Portugal e Reino Unido) e cujo objetivo foi o de compreender qual o posicionamento destas instituições para melhorar a cultura científica nacional, através do diálogo e do debate público.

 

Apesar do envolvimento das universidades com a sociedade, a partir da utilização de vários canais de comunicação, seja através de eventos, media tradicionais e até de novos formatos de comunicação, os dados revelam que a comunicação de ciência ainda não é uma prioridade para muitos gabinetes de comunicação destas instituições.

 

Para os autores, isto acontece porque a comunicação de ciência está associada a uma cultura “promocional” das próprias universidades com o propósito de uma maior visibilidade, ao invés do compromisso e envolvimento com o público, nomeadamente em questões relacionadas com financiamentos ou carreiras científicas.

 

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