21.12.2023
No âmbito do projeto Mapping Out - Portugal on the European anti-immigrant movements map, coordenado pela investigadora do CIES-Iscte, Thaís França, foram realizadas iniciativas que alertam para a relevância que os discursos de ódio e as mobilizações anti-imigração assumem atualmente nas sociedades modernas.
As atividades realizadas no ICS e no Iscte contaram com a presença do Dr. Harpviken (PRIO, Noruega) que enfatizou a evolução das mobilizações contra o fenómeno da imigração, que têm ocorrido em países como a Noruega e em Portugal, salientando as principais causas e os impactos a curto e longo prazo.
Apesar de Portugal ser um país aberto à diversidade e de ter políticas migratórias mais inclusivas, as mobilizações anti-imigração no país não são totalmente inexistentes. De acordo com Thaís França, estes movimentos em Portugal “estão num estado de latência e/ou adormecidas” e, embora não se possa prever como estas podem evoluir, a verdade é que “num contexto de aumento de xenofobia e discurso de ódio, poderá ser arriscado ignorá-las por completo”, sublinha a investigadora.
Outras notícias sobre movimentos anti-imigração