Projeto AspirE assinala novo ano chinês com ciclo de cinema

 

 No dia 10 de fevereiro a China celebrou a entrada no ano de Dragão, um dos animais mais imponentes e nobres do zodíaco chinês, que representa a descoberta e uma grande disposição para realizar o impossível. 

Para celebrar este novo ano chinês,  o projeto de investigação AspirE/ CIES-Iscte dinamizou, durante o mês de Fevereiro, o ciclo de cinema "Ways of seeing China". Os filmes escolhidos revelam muitas das complexidades e contradições da China atual e exploram as vivências dos seus migrantes em Portugal. As sessões contaram com a presença dos realizadores para conversar com o público no final da apresentação do filme.

Tratou-se de uma oportunidade única para aprofundar a cultura chinesa não só dentro da academia como também fora dela. 

O projeto de investigação AspirE-Decision making os Aspiring (re) migrants to/within the EU: the case of labour market-leading migrations from Asia, financiado pela Comissão Europeia, desenvolvido em Portugal pelo CIES-Iscte e coordenado localmente pela investigadora Sofia Gaspar, analisa a tomada de decisões dos aspirantes a (re)migrantes dos países do Sudeste e Leste Asiático (China, Japão, Filipinas, Tailândia, Vietname) para e dentro de países membros da UE (Bélgica, República Checa, Alemanha, Itália, Portugal, Finlândia). 

 

Still da curta metragem "We Outlaws"

 

 

 Esq para a dir - Realizador Carlos Fraga, Investigadora Irene Rodrigues, Equipa Projeto AspirE Amaya Langreo e Sofia Gaspar 

 

Esq para dir - Realizadores Joana Maria Sousa e Javier Martínez e investigadora Sofia Gaspar

 

Esq para dir - Investigadoras Amaya Langreo, Sandra Saleiro e Sofia Gaspar

 

Performance artística - celebração novo ano chinês

 

Performance artística - celebração novo ano chinês

 

Fotos por Sofia Rocha e Amaya Langreo