O Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte) do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa foi o anfitrião da 21ª Conferência Anual da IMISCOE (International Migration Research Network), que ocorreu entre os dias 2 e 5 de julho de 2024.
O evento, um dos mais significativos no campo dos estudos sobre migração e integração na Europa, reuniu aproximadamente 1000 participantes, incluindo especialistas, investigadores, académicos, policymakers e representantes de organizações da sociedade civil de todo o mundo.
Organizada pelo CIES-Iscte, a 21ª Conferência anual da IMISCOE contou com o apoio da Turismo de Portugal, através do sistema de incentivos Portugal Events, do Brasilia Journal, Berghahn Books, Cogitatio Press, Hotel Roma, Nicola, Fundação Oriente, Quinta da Lapa, The Gutsy Captain Kombucha, Cerveja Musa, Portugália Restauração, Pastéis de Belém e Companhia Portugueza do Chá.
A conferência, que teve como tema “Migration as a social construction. A reflexive turn”, abordou questões cruciais relacionadas à migração, integração, políticas de asilo e as implicações sociais e económicas destes fenómenos nas sociedades contemporâneas.
Num momento em que a migração é um tema central no debate público em Portugal, a conferência serviu como um espaço privilegiado para a discussão dessas questões.
Ao longo dos quatro dias de conferência, destacam-se uma série de sessões plenárias, cerca de 300 painéis de discussão, workshops e atividades de networking com estudantes de doutoramento, proporcionando um espaço de interação entre os participantes e incentivando futuras colaborações.
Os organizadores locais do evento destacaram a importância do pensamento crítico sobre os processos sociais associados à construção e categorização do ser 'migrante' e dos seus descendentes. A conferência enfatizou ainda a interdependência entre diferentes estruturas e dimensões sociais que caracterizam o fenómeno das migrações.