De 24 a 30 de novembro, durante a Semana da Ciência e da Tecnologia, instituições científicas, universidades, escolas e museus abrem portas, proporcionando ao público oportunidades de observação científica e de contacto pessoal com especialistas de diferentes áreas do conhecimento.
No dia 22 de novembro, o CIES-Iscte recebe alunos do Ensino Secundário, em comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica, proporcionando-lhes uma experiência imersiva nos bastidores de um centro de investigação.
Durante a visita, os estudantes terão a oportunidade de explorar os espaços, interagir com os protagonistas, conhecer os projetos em curso e compreender as metodologias aplicadas. O objetivo é oferecer uma visão prática das temáticas de pesquisa em destaque no Centro, utilizando métodos e técnicas diferenciados nas ciências sociais.
Inscrições fechadas.
PROGRAMA | 22 NOV
10h30 APRESENTAÇÃO
Introdução ao evento.
Apresentação da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte e do CIES-Iscte (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia).
11h00 - 12h30 ATIVIDADES
Os participantes serão divididos em grupos, cada grupo irá experimentar uma atividade.
12h30 - 13h00 BALANÇO FINAL
Apresentação de cada grupo e balanço final das atividades desenvolvidas.
Avaliação da iniciativa e encerramento
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
Atividade 1: O Laboratório nascer.pt: ilustrar e conhecer as dimensões sociais do Nascimento
Equipa: Dulce Morgado Neves e Mariana Évora
O que é o nascimento? Será que depende de dimensões sociais e culturais? É isto que vamos descobrir, pensando nos relatos que nos contaram sobre os nossos próprios nascimentos, ou noutros nascimentos a que tenhamos assistido. Esta atividade propõe que desenhemos histórias de partos e as discutamos a partir destas ilustrações. Podemos encontrar algumas dimensões sociais: onde aconteceu? Como foi? Quem estava lá? O que foi sentido? Estes aspetos serão discutidos em grupo, compreendendo não só as dimensões sociais do nascimento, como a possibilidade de usarmos o desenho como uma ferramenta participativa nas ciências sociais. Teremos também um quizz para testar os nossos conhecimentos sobre as temáticas abordadas no Laboratório nascer.pt.
Atividade 2: Parlamento Jovem
Equipa: Livino Neto e Observatório da Democracia e Representação Política
Esta atividade pretende simular o trabalho do Parlamento, oferecendo aos estudantes uma experiência prática para entender o funcionamento do sistema legislativo e a importância da participação política. Nessa atividade, os jovens assumem o papel de parlamentares, debatendo e propondo soluções para problemas que impactam a sociedade. A dinâmica inicia-se com uma introdução sobre o sistema legislativo, explicando o papel dos deputados e o processo de criação de leis. Em seguida, os participantes são divididos em grupos que representam partidos políticos. Os grupos terão oportunidade de fazer investigação sobre o posicionamento que cada um dos grupos parlamentares tem e defendê-lo publicamente. A pertença a cada um dos grupos vai ser aleatória, tal como, a designação dos respetivos grupos parlamentares por grupo de alunos.
Atividade 3: QuizLABOR
Equipa: Pedro Estêvão e Catarina Cruz (COLABOR)
O QuizLABOR é um jogo interativo desenvolvido pelo CoLABOR, com o objetivo de familiarizar os jogadores com a realidade social e económica em Portugal e na Europa, usando dados estatísticos disponíveis na plataforma DataLABOR. Esta plataforma reúne informações abrangentes sobre diversas áreas, como trabalho, emprego, proteção social, demografia, educação, saúde e habitação, entre outras.
O jogo funciona como uma competição de perguntas e respostas, em que 4 ou mais jogadores, individualmente ou em equipas, tentam responder corretamente a perguntas baseadas em dados da DataLABOR.
Atividade 4: Book-In
Equipa: Maria João Lima, Sofia Costa Macedo e Miguel Ângelo Lopes (Observatório Português das Atividades Culturais)
Tu lês, o que lês, porque lês? Qual o lugar da leitura no conjunto das práticas culturais dos estudantes do ensino secundário? Com esta atividade vamos explorar a leitura, área de grande relevância social, e perceber quais os processos sociais que têm influência nos hábitos e práticas dos estudantes como tu. A dinâmica inicia-se com uma introdução à questão relativa aos hábitos de leitura por prazer dos estudantes, explorada depois com a resposta individual a um questionário interativo, cujos resultados serão apresentados e discutidos em grupo com os estudantes.