Foi lançada uma nova obra dedicada ao estudo do Movimento Associativo Popular em Portugal, resultado de um grande inquérito nacional conduzido em parceria pelo Observatório do Associativismo Popular (OBAP) e o Observatório Português das Atividades Culturais (OPAC). Este projeto foi desenvolvido sob o desafio da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, contando com a participação de mais de mil coletividades, associações e clubes de todo o país.
Com um retrato detalhado e cientificamente fundamentado da realidade associativa portuguesa, esta publicação vai além da análise estatística. Um grupo de investigadores aprofundou os dados e apresentou perspetivas diversificadas em nove capítulos que exploram os desafios, contributos e a evolução do associativismo no contexto atual.
A obra reafirma a importância do associativismo como um pilar da sociedade, proporcionando uma visão crítica e abrangente do seu impacto no panorama cultural e social de Portugal.
O novo estudo, conta com os contributos de vários investigadores do OPAC e do CIES e está disponível para compra, neste link.