Práticas de leitura dos alunos dos ensinos básico e secundário – Barómetro’23
Novo estudo do OPAC

26.02.2025 | Texto Rita Alves

A leitura continua a fazer parte do dia a dia dos alunos portugueses, mas com desafios e novas tendências. O mais recente estudo do Observatório Português das Atividades Culturais (OPAC), intitulado "Práticas de Leitura dos Alunos dos Ensinos Básico e Secundário – Barómetro’23", analisou os hábitos de leitura de mais de 31 mil estudantes do ensino básico e secundário em Portugal Continental e revelou mudanças significativas na forma como os jovens leem e escolhem os seus livros.

Os dados mostram que os alunos mais novos ainda leem muito: 97% no 1.º ciclo e 96% no 2.º ciclo afirmam ler livros. No entanto, com o avançar da idade, essa percentagem desce para 90,4% no 3.º ciclo e apenas 78,2% no ensino secundário. O estudo destaca que o ambiente familiar tem um papel crucial, já que a presença de livros em casa e a escolaridade dos pais estão diretamente ligadas a uma maior frequência de leitura. As bibliotecas escolares também desempenham um papel importante, com mais de 92% dos alunos a terem acesso a uma na escola.

Outra grande mudança vem da tecnologia e das redes sociais. A leitura digital está a crescer, com 59% dos alunos do 3.º ciclo já a lerem em dispositivos eletrónicos. Além disso, o TikTok e o BookTok começam a ter um impacto significativo na escolha dos livros, especialmente entre as raparigas do ensino secundário. O estudo revela que quase um terço dos alunos já foi influenciado pela plataforma na sua seleção de leituras.

Por outro lado, há desafios a superar. 64% dos alunos do ensino secundário consideram os livros de leitura obrigatória aborrecidos, o que levanta questões sobre a necessidade de renovar a forma como a leitura é apresentada na escola.

O Barómetro’23 sublinha a importância de políticas públicas que incentivem a leitura de forma atrativa e acessível, aproveitando novas tendências e garantindo que os livros continuam a ser uma presença constante na vida dos alunos.

Este é um trabalho sobre a Evolução das Práticas de Leitura dos Alunos dos Ensinos Básico e Secundário, encomendado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e realizado pelo OPAC em parceria com a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) com o apoio da ARM – Associação Restaurantes McDonald’s.

Download do estudo