Quais são as condições de possibilidade do jornalismo de paz em contextos de crise e emergência?
A impunidade, a segurança – física, financeira e digital –, a salvagurda psicológica e emocional, a par da intersecção de formas de violência estrutural e direta, constituem hoje formidáveis desafios à autonomia profissional dos jornalistas e ao exercício pleno da liberdade de imprensa.
Por ocasião dos cinquenta anos da independência de Moçambique, o MediaLab Iscte em parceria com o jornal PÚBLICO disponibiliza, a partir de 24 de Junho, o podcast Grita Liberdade, da autoria de Carlos Picassinos, doutorando em Ciências da Comunicação no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.
A série reúne testemunhos de oito jornalistas moçambicanos com experiência direta em cenários de conflito e trauma. Os relatos, recolhidos durante o outono de 2024, no seguimento da crise pós-eleitoral, configuram uma cartografia dos constrangimentos materiais, dos dilemas éticos, das ameaças à segurança e das estratégias desenvolvidas no terreno para lidar com o risco, a pressão e a instabilidade.
Trata-se de um contributo empírico que procura compreender as condições de exercício e questionamento do jornalismo em contextos de vulnerabilidade extrema.
Acompanhe os episódios no Apple Podcasts ou no canal de YouTube do PÚBLICO.