Publicado livro resultante do projeto HERIC 2D sobre Comunicação de Risco em Saúde

Texto: Rita Alves

Foi recentemente publicado o livro resultante do projecto HERIC 2D – Comunicação de risco em saúde: design e comunicação digital das fontes oficiais de saúde pública para a orientação dos cidadãos em situações pandémicas.

O livro reúne os principais resultados de uma investigação multidisciplinar que analisou as estratégias digitais adoptadas por entidades oficiais portuguesas, como a Direcção-Geral da Saúde (DGS) e o Serviço Nacional de Saúde (SNS), durante a pandemia de Covid-19. O projeto procurou avaliar a eficácia da comunicação de risco em saúde pública e compreender as percepções dos profissionais de saúde e da população em geral.

Num contexto marcado pela incerteza, a comunicação clara, credível e acessível assumiu um papel determinante na gestão da crise sanitária. Este livro destaca o contributo do design na optimização da transmissão de informação e apresenta boas práticas e recomendações para enfrentar futuras situações de emergência.

Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o projecto HERIC 2D foi coordenado por Rita Espanha, investigadora do CIES-Iscte, reunindo investigadores das áreas da comunicação, design, saúde pública e ciências sociais.

O livro está disponível em: https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/34795