O projeto “Educação Doutoral em Portugal: Que Futuro?”, desenvolvido por investigadores do CIES — Maria Teresa Patricio, Susana da Cruz Martins, João Mineiro (do CRIA), João M. Santos, Leonor Duarte Castro e Patricia Santos — analisa as principais mudanças, desafios e oportunidades que se colocam às instituições de ensino superior portuguesas na implementação e desenvolvimento de programas de doutoramento.
A investigação destaca a evolução significativa da educação doutoral em Portugal, tanto em termos de oferta como de procura. Nas últimas duas décadas, verificou-se uma expansão expressiva deste ciclo de estudos, marcada pela diversificação de programas e pelo alargamento dos perfis dos estudantes, das suas experiências e das expectativas em relação ao percurso doutoral.
O estudo sublinha ainda que muitas das reformas nacionais estão em consonância com as dinâmicas e agendas europeias, reflectindo um alinhamento estratégico que contribui para a internacionalização e para a consolidação da educação doutoral no espaço europeu.
Este trabalho constitui uma contribuição importante para a reflexão sobre os rumos futuros da formação avançada em Portugal, num contexto de crescente complexidade e exigência académica.
Os resultados do projeto podem agora ser consultados no estudo publicado, que reúne os principais contributos desta investigação.