Três Bolsas de Investigação para Estudante de Doutoramento no âmbito do projeto fAIces
Candidaturas até 10 de outubro 2025

O Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte) do Iscte - Conhecimento e Inovação abre concurso para atribuição de três (3) Bolsas para estudantes de Doutoramento no âmbito projeto “fAIces - Tecnologias de reconhecimento facial. Agenciamentos ético-políticos e futuros alternativos”, com referência ERC Advanced Grant n.º 10114066, financiado pela Comissão Europeia, através do European Research Council (ERC).

ÁREA CIENTÍFICA
Ciências Sociais

REQUISITOS DE ADMISSÃO
Os/As candidatos/as devem ser detentores/as de uma Licenciatura e Mestrado numa das áreas das Ciências Sociais e encontrarem-se inscritos/as num Doutoramento numa das áreas das Ciências Sociais (conforme Artigo 6º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para Ciência e a Tecnologia, I.P. (Reg. Nº 950/2019).

FATORES PREFERENCIAIS
a. Experiência de investigação em Ciências Sociais, nomeadamente no estudo das relações entre ciência, tecnologia, inovação e sociedade (subprojectos 1 e 2), e/ou em temas como movimentos sociais, ativismo, vigilância (subprojecto 3).
b. Experiência em metodologias qualitativas, Em particular na realização de entrevistas, análise documental e etnografia digital e etnografia presencial.
c. Experiência com uso de software de análise de dados qualitativos (e.g. NVivo, MAXQDA)
d. Domínio proficiente (C1) de inglês, falado e escrito.

DURAÇÃO DA BOLSA
A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em Janeiro de 2026 eventualmente renovável por igual ou diferente período, até ao limite máximo do financiamento aprovado ou até ao limite máximo de duração desta tipologia de bolsa (aquele que ocorrer primeiro), não podendo em caso algum ultrapassar os limites dos n.ºs 3 e 6 do artigo 7.º do Regulamento n.º 950/2019, de 29 de novembro, publicado em Diário da República, n.º 241, 2.ª Série, de 16 de dezembro (Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I.P.).

PRAZO DE CANDIDATURAS
O concurso encontra-se aberto no período de 18/09/2025 a 10/10/2025

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através da submissão dos seguintes documentos na plataforma de Recrutamento do Iscte – Conhecimento e Inovação:
i) Carta de motivação descrevendo as razões de interesse na posição, indicando qual o sub-projeto a que se candidata (ou a ordem de preferência dos 3 sub-projetos), bem como interesses de investigação;
ii) Curriculum Vitae pormenorizado;
iii) Cópia dos certificados de habilitações de licenciatura e mestrado, com as notas das unidades curriculares discriminadas;
iv) Comprovativo de inscrição em ciclo de estudos conducente à obtenção de grau de doutoramento ou, em alternativa, declaração sob compromisso de honra em como estará em condições de apresentar este documento à data de assinatura do contrato.
v) Outros documentos comprovativos relevantes, incluindo até duas cartas de recomendação.

Candidaturas enviadas através de outro meio não serão consideradas. 

 

EDITAL COMPLETO EURAXESSCANDIDATURA

 


 

SOBRE O PROJETO

As tecnologias de reconhecimento facial, uma das tecnologias de inteligência artifi-cial (IA) mais presentes em diversos setores da sociedade, desde segurança pública, comércio retalhista, tecnologia móvel, banca e finanças, entre outros, têm vindo a suscitar reações variadas, contraditórias e complexas, num continuum entre a sua normalização e aceitação, e crítica e oposição pública. Embora os benefícios esperados estejam relacionados com a segurança e a proteção, os críticos sublinham que estas tecnologias normalizam a vigilância massiva e fragilizam a privacidade e direitos humanos, exacerbam a discriminação e contêm falhas e imprecisões insuperáveis. O projeto fAIces pergunta: O que importa nas tecnologias de reconhecimento facial e porquê? Que formas de cidadania e de envolvimento público são afetadas? Como emergem escolhas éticas múltiplas e complexas? Este estudo propõe desenvolver uma nova teoria da face usando uma metodologia inovadora através da qual são tidas em consideração as perspetivas de distintos grupos sociais: de desenvolvedores académicos e empresariais, ativistas e ONGs, populações racializadas e artistas.

 


Edital completo