A Ação Cost "What are Opinions? Integrating Theory and Methods for Automatically Analyzing Opinionated Communication (OPINION)", que reúne investigadores de vários países para estudar a forma como as opiniões são expressas em textos, reuniu-se no Iscte - Conhecimento e Inovação, durante os dias 11 e 12 de setembro.
O encontro foi organizado por Carlos Cunha e Elena Negrea Busuioc, no âmbito do Grupo de Trabalho 1 – Teoria, coordenado por Agnieszka Stępińska (Presidente) e pelos Vice-Presidentes Carlos Cunha e Gabriella Szabó.
Depois de já ter produzido dois importantes resultados — uma Revisão da Literatura e um Glossário —, o grupo prepara agora o seu terceiro contributo: um Manifesto que irá definir critérios e dimensões conceptuais para o estudo de opiniões em textos e orientar a investigação futura nesta área.
Na preparação deste documento, que será apresentado a jornalistas, políticos, académicos, professores, representantes de ONG, profissionais de marketing, especialistas em sondagens e à indústria digital, foram debatidas várias questões centrais, entre as quais se destacam:
-
O que queremos comunicar a estes públicos?
-
Que informação procuram os diferentes stakeholders?
-
Como adaptar os conteúdos a cada grupo?
O Manifesto, resultado deste trabalho colaborativo, ficará disponível no final deste ano.