Doutoramento em Ciências da Comunicação

Doutoramentos > Ciências da Comunicação

 

APRESENTAÇÃO

O Doutoramento em Ciências da Comunicação foca-se no desenvolvimento de pesquisa sobre o comportamento individual, coletivo e institucional no quadro da comunicação em rede.

COORDENAÇÃO

Gustavo Leitão Cardoso

 

CONTACTO

Gestão de Doutoramentos CIES

Tel. +351 210 464 195 | Email doutoramentos.cies@iscte.pt

 


Mensagem do Coordenador

Gustavo Cardoso

Quando as redes digitais são omnipresentes e fazem parte de quase todos os aspectos do nosso quotidiano, a investigação baseada nas ciências da comunicação torna-se crucial para a compreensão das mudanças sociais, culturais, económicas, organizacionais e políticas das nossas sociedades.

Andre Freire

Os doutorandos especializam-se numa das seguintes linhas, através das optativas oferecidas, completando um mínimo de duas UC:

  • Dinâmicas Sociais da Comunicação 
  • Media, Cultura e Comunidade
  • Novos Media, Redes Sociais e Tecnologia
  • Retórica, Política e Relacionamento com Públicos 
  • Jornalismo em Rede, Práticas Profissionais e Negócio
  • Comunicação e Acção Humanitária
  • Comunicação em Saúde 
  • Economia Política do Entretenimento e das Notícias

 


 

 

 


TESES DEFENDIDAS

 

8 SETEMBRO 2023

O papel das relações públicas estratégicas no processo de identificação organizacional na PSP.

Nuno Filipe Miguel da Silva

 


 

25 JULHO 2023

Calcular o intangível em Relações Públicas? Como medir o retorno com os Media - Estudo da realidade portuguesa na atualidade.

Rita Alexandra Nunes Ferreira

 


 

20 JULHO 2022

O impacto da Comunicação nas Mídias Sociais na gestão da Marca Pessoal.

Evelin Machado Barbosa

 


 

22 JUNHO 2023

The impact of anti-smoking information scanning via social media on actual anti-smoking behaviors in China. Orient.

Cheng Cheng

 


 

26 MAIO 2023

A Mediatização da Política nos Telejornais: As Eleições Primárias no Partido Socialista Português.

José Eduardo Monteiro Agostinho

 


 

5 MAIO 2023

A Rádio em Portugal, do analógico ao digital, uma viagem de 360º.

Fernando José das Neves Martelo Bizarro

 


 

27 JULHO 2022

Jornalismo de Cinema em Portugal: uma análise à imprensa, rádio, televisão e meios online em 2019.

Jaime Manuel Pires Lourenço

 


 

11 JULHO 2022

Atração de talento da Geração Y(Z) – o caso das organizações das Tecnologias da Informação.

Marina Alexandra Ventura Gomes

 


 

29 JUNHO 2022

Crowdfunding cultural: agentes e práticas de colaboração e intermediação online em Portugal.

Caterina Foà

 


 

3 JUNHO 2022

Novas expressões da rádio: o podcast em Portugal como parte do fenómeno de preponderância do áudio na comunicação.

Ruben Alexandre Lopes Martins

 


 

28 OUTUBRO 2021

Os Seniores na Sociedade em Rede em Portugal: O contributo das Redes Sociais Onlineno seu Capital Social.

Célia Maria Reis Barroso

 


 

12 OUTUBRO 2021

A comunicação nos cuidados de saúde primários. Estratégias para a promoção da saúde e prevenção da doença.

Ana Andreia Alves Garcia

 


 

18 JUNHO 2021

Entre swipes e matches: intimidade mediada em contexto de online dating.

Rita Adriana Sepúlveda

 


 

13 MAIO 2021

A Proteção do Jornalista – A reequação da liberdade de consciência e independência, direitos e deveres num novo espaço público.

Otília da Conceição Leitão Carvalho

 


 

12 NOVEMBRO 2020

Desafios no Jornalismo e sustentabilidade no sector da Imprensa escrita.

Tiago Filipe Costa Lima Quintanilha 

 


 

29 MAIO 2020

Photizenship - Perfis, valores e sentimentos nas redes sociais online.

Ruben Leandro de Almeida Neves

 


 

15 ABRIL 2020

A Quarta Vaga da reportagem: retratos em português.

Geraldo Magela de Fátima Filho

 


 

2 JULHO 2019

Histórias que as paredes contam - o muralismo como forma de comunicação alternativa na cidade de Setúbal (1974-2014).

Maria Helena Rapaz Sousa Freitas

 


 

30 MAIO 2019

Campanhas de comunicação pública em nutrição: o impacto do envolvimento no interesse em informação.

Ana Teresa Serradas Sousa Tavares Costa

 


 

9 JULHO 2018

As primeiras manifestações de relações públicas empresariais no Portugal do início do século XX (1910-1948): modelos de comunicação no caso The Anglo-Portuguese Telephone Co. Ltd.

João Carlos Pinto Moreira dos Santos

 


 

8 MAIO 2018

O estado da arte do lobbying em Portugal na perspectiva da comunicação estratégica.

João Duarte Borges Martins de Vasconcelos Simão

 


 

10 JANEIRO 2018

Yes, ICANN!: o ecossistema da internet entidades, atores e processo multistakeholder de governação: perceções e envolvimento da sociedade civil.

Manuel Paulo Athias da Silva Pereira

 


 

 

VER MAIS