< Observatórios e Laboratórios
Cultura cívica, esfera pública e cidadania têm história e significados específicos, mas sobrepõem-se em boa parte constituindo fundação necessária para a preservação e desenvolvimento da autonomia e da cooperação que são indispensáveis face aos desafios actuais da inclusão, da sustentabilidade, e da digitalização.
É neste enquadramento que se insere a actividade do Laboratório da Esfera Pública, um órgão do CIES-Iscte com um cariz interdisciplinar, e valências científicas e técnicas, dedicado à cultura cívica, à esfera pública, e à cidadania.
O Laboratório visa impulsionar conhecimentos, capacidades e competências das instituições e das pessoas para uma ação mais esclarecida nas sociedades contemporâneas, contribuindo específicamente para os campos da literacia, da cultura cívica, da esfera pública, e da cidadania, com base no fomento da investigação e da formação nesses campos, e numa maior aproximação da academia à sociedade em geral, nomeadamente através da promoção da ciência cidadã e da sociologia pública.
OBJETIVOS
-
Incentivar a investigação científica fundamental e aplicada sobre cultura cívica, esfera pública, cidadania, ciência cidadã, e sociologia pública.
-
Desenvolver formação sobre cultura cívica, esfera pública, cidadania, ciência cidadã, e sociologia pública.
-
Elaborar e participar em projectos e prestação de serviços nas áreas da cultura cívica, esfera pública, e cidadania, e em particular os que envolvem as práticas da ciência cidadã e da sociologia pública.
-
Estudar e explorar as oportunidades criadas pela internet e pela digitalização com impacto na literacia, na cultura cívica, na esfera pública, e na cidadania.
-
Criar meios de comunicação ao público de informação gerada cientificamente sobre as sociedades contemporâneas.
-
Constituir repositório de materiais referentes a teses, medidas e práticas no âmbito da literacia, da cultura cívica, da esfera pública, da cidadania, da ciência cidadã, e da sociologia pública, a disponibilizar a investigadores, docentes, e operadores diversos.
-
Realizar eventos como conferências, seminários, e colóquios, etc. no quadro da cultura cívica, da esfera pública, da cidadania, da ciência cidadã, e da sociologia pública.
-
Criar uma rede de parcerias envolvendo entidades nacionais e internacionais com papel relevante no trabalho sobre cultura cívica, esfera pública, cidadania, ciência cidadã, e sociologia pública.
-
Publicar e divulgar trabalho científico e técnico visando a cultura cívica, a esfera pública, a cidadania, a ciência cidadã, e a sociologia pública.
-
Constituir um quadro de consultores com experiência sobre cultura cívica, esfera pública, cidadania, ciência cidadã, e sociologia pública.
ATIVIDADES
"Semtxt” – Publicação nas redes sociais de informação gráfica, sem texto, simplificada, de leitura imediata, sobre as sociedades contemporâneas, a partir de bases de dados produzidas institucionalmente.
Produção: José Luís Casanova (coord.), Luís Junqueira, Rita Alves, Sofia Rocha. Revisão: Nuno de Almeida Alves.
Blended Intensive Program (BIP – Erasmus) sobre “Citizen Science and Urban Sustainability”, com Bern University for Applied Sciences, Universidad de Huelva, e University of Zilina (Pioneer Aliance).
EQUIPA
Membros do Laboratório
lista provisória
Cláudia Álvares
José Luís Casanova
Luis Capucha
Marta Entradas
Nuno Nunes
Patrícia Ávila
Teresa Patrício
Teresa Seabra
Tiago Carvalho
Tiago Lapa
Conselho Consultivo do Laboratório
lista provisória
António Firmino da Costa – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, CIES-Iscte
Craig Calhoun – Arizona State University, United States of America
João Teixeira Lopes – Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Instituto de Sociologia da Universidade do Porto
Maria das Dores Guerreiro – Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, e Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, CIES-Iscte
Nuno Videira – Center for Environmental and Sustainability Research, Universidade Nova de Lisboa
Steven Yearley – University of Edimburgh, United Kingdom
Tiago Fernandes – Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, e Centro de Estudos Internacionais, CEI-Iscte
Virgílio Borges Pereira – Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Instituto de Sociologia da Universidade do Porto
CONTACTO