Desigualdades, Trabalho e Bem Estar Social

APRESENTAÇÃO

O Grupo de Investigação Desigualdades, Trabalho e Bem Estar Social, tem como objetivo central contribuir para a produção de conhecimento sobre as condições de vida e de bem-estar em sociedades complexas, atravessadas por processos diversos de mudança social.

O trabalho do grupo privilegia a adoção de um leque alargado de abordagens teóricas e metodológicas, centrando-se nas tendências das desigualdades sociais, na reestruturação de classes e na reconfiguração das condições de emprego e trabalho.

 

 

Os objetivos de investigação do grupo abrangem os seguintes domínios:

  • Aprofundamento do papel do Estado, das instituições e do impacto das políticas públicas em diversos sectores e territórios;
  • Avaliação rigorosa das políticas públicas com o objetivo de promover a inclusão social e o empoderamento;
  • Dinamização do Observatório das Desigualdades, que visa facultar informação precisa e multidimensional sobre as desigualdades numa perspetiva de cidadania, contribuindo assim para a elaboração e avaliação de políticas públicas.

 


PALAVRAS-CHAVE

Desigualdades e classes sociais; Pobreza e exclusão social; Trabalho, emprego, economia; Territórios, bem-estar e políticas sociais.

 

 

ESTRUTURAS E REDES

aliança de seis centros de investigação da Iscte, que trabalham em ciências sociais e tecnologias digitais com relevância para as políticas públicas
Laboratório Colaborativo para o Trabalho, Emprego e Proteção Social