Migrações, Mobilidade e Etnicidade
COORDENAÇÃO
O Grupo de Investigação Migrações, Mobilidade e Etnicidade tem como objetivo contribuir para o debate e alargar a investigação sobre políticas públicas, em particular nas áreas das políticas de migração e da etnicidade.
O trabalho do grupo é determinante para a promoção de sociedades bem informadas e inclusivas, articulando os domínios da investigação, política e prática. Especificamente, o grupo dá maior prioridade:
- Ao envolvimento em investigação internacional e à construção de redes centradas na migração, mobilidade e etnicidade para incentivar a colaboração global e o intercâmbio de conhecimentos.
- Desenvolvimento e avaliação de perspectivas sobre políticas públicas relacionadas com a migração e integração, promovendo a inclusão de tecnologias digitais em várias equipas de investigação, como as do Laboratório Associado SocioDigital Lab e do Observatório da Emigração.
- Implementação de iniciativas de investigação-ação com impacto significativo nas instituições de ensino e na sociedade civil, envolvendo os sectores público, privado e terceiro sector para promover mudanças significativas.
PALAVRAS-CHAVE
Migrações; Populações refugiadas; Políticas migratórias; Estudos urbanos.
ESTRUTURAS E REDES
aliança de seis centros de investigação da Iscte, que trabalham em ciências sociais e tecnologias digitais com relevância para as políticas públicas.
parceria liderada pelo CIES-Iscte que envolve outras três instituições: CEG e Socius da Universidade de Lisboa, e Instituto de Sociologia da Universidade do Porto.
plataforma de comunicação e cooperação entre mais de 380 investigadores de diversas instituições e áreas disciplinares de 19 países, que desenvolvem pesquisas sobre migrações nos cinco continentes.
maior rede interdisciplinar europeia na área das migrações e da integração, com 61 centros de investigação e mais de mil investigadores.