Pandemia e Consumos Mediáticos
Estudo OberCom

27.07.2020 

 

O estudo Pandemia e Consumos mediáticos resulta de uma parceria entre o OberCom – Observatório da Comunicação e a Intercampus.

Através de entrevistas online e por telefone, realizadas entre 20 de Junho e 3 de Julho de 2020, o objetivo é dar resposta a uma série de questões que se levantaram desde os primeiros momentos da pandemia, relativas ao impacto da Covid19 nas práticas e atitudes comunicacionais dos portugueses.

 

Desde o início da pandemia, o OberCom – Observatório da Comunicação tem procurado dar resposta às questões que se colocam face a esta inesperada realidade. Em inícios de abril de 2020 foi publicado um primeiro estudo do OberCom que procurava dar conta dos impactos da pandemia no ecossistema mediático, por sector, tentando interpretar e prever seus os impactos económicos. A 24 de Abril foi publicado um documento específico sobre o mercado publicitário, esfera de produção e de valor de que todos os outros sectores da comunicação dependem. Em inícios de maio foi disponibilizada uma segunda versão do estudo original de abril (uma versão II), com o intuito de fazer um levantamento mais abrangente sobre os novos e conhecidos impactos da pandemia no sector dos media. 

 

O estudo que aqui se apresenta, resulta da necessidade identificada por parte do OberCom e da Intercampus de produzir e divulgar informação original, fiável sobre Portugal, os portugueses e os seus media. Procurámos, em consequência do que foi dito acima, responder a perguntas que acreditamos serem estruturais para enfrentar desafios futuros, sabendo de antemão que o conhecimento profundo das dinâmicas comunicacionais da sociedade portuguesa são uma peça-chave para a estruturação de soluções.

 


 

 

→ Consulte aqui o estudo completo "Pandemia e Consumos Mediáticos"

 

 

Desinformação durante o confinamento

 

 

 

 

Compras online no confinamento

Durante o confinamento, as compras online por si realizadas, mantiveram-se, cresceram ou diminuíram em relação ao período antes da pandemia?