João Moreira recebe dupla distinção por tese inovadora em História

Fotografia Arquivo Histórico do Parlamento

 

João Moreira, autor da tese “Intelectuais portugueses e a ideia de esquerda num tempo de transição (1968-1986). Os casos de António José Saraiva, Eduardo Prado Coelho e João Martins Pereira”, defendida este ano ao abrigo do Programa Interuniversitário de Doutoramento em História: mudança e continuidade num mundo global, foi distinguido com dois prémios de investigação na área de História. Durante o seu percurso no Doutoramento teve o CIES-Iscte como instituição de acolhimento da sua Bolsa de Investigação, concedida pela FCT.

 

 

A primeira distinção é o Prémio Mário Soares-Fundação EDP 2023, cuja cerimónia de entrega se realizou no dia 11 de dezembro 2023, no Auditório José Gomes Mota, na Fundação Mario Soares e Maria Barroso, em Lisboa.

 

O trabalho de investigação de João Moreira foi ainda distinguido com o Prémio Victor de Sá de História Contemporânea 2023, o mais prestigiado prémio para jovens investigadores na área da História Contemporânea portuguesa, concedido pela Universidade do Minho. A entrega do prémio terá lugar no dia 14 de dezembro de 2023, na Reitoria da Universidade do Minho, em Braga.

 

A tese de Doutoramento premiada teve como orientadores a Professora Luísa Tiago de Oliveira (CIES-Iscte) e o Professor Rui Bebiano (Universidade de Coimbra) e é um trabalho de investigação profunda sobre o papel de três intelectuais nas transformações do Portugal à época.