OCJF 2019 2019 | 2018 | 2017 | 2016 | 2015 | 2014 | 2013 | 2012 | 2011 | 2010 | 2009 | 2008 | 2007 | 2006 | 2005 | 2003
Ser Cientista Social
Resumo das atividades
Um centro de investigação em Sociologia e outras ciências sociais? Breve apresentação.
Investigadora: Rita Mourão As técnicas de Comunicação Interpessoal/Profissional tendem a ser, cada vez mais relevantes para o quotidiano de um investigador. Isto porque este terá de apresentar o seu trabalho em diferentes Conferências/Congressos, quer a especialistas, quer para o público em geral. Esta sessão terá, então, como objetivo dar a conhecer alguns métodos e técnicas de preparação e condução de comunicações orais, de forma a que seja possível perceber quais os meios mais adequados a utilizar.
Atividade 2. Investigadora: Mara Clemente A entrevista é uma técnica de recolha de informação utilizada em muitos contextos – tanto o sociológico como o jornalístico, o histórico, o seletivo (por exemplo, a entrevista de emprego), etc. Na investigação social, a entrevista é um dos muitos instrumentos disponíveis utilizados para fundamentar empiricamente o estudo de um problema. A atividade apresenta a “entrevista qualitativa” em sociologia. Em particular, depois de uma apresentação dos aspetos teóricos e técnicos básicos, os participantes serão envolvidos na construção de guiões de entrevista e na realização de entrevistas.
Investigadores: Ana Pinto Martinho, Décio Telo e José Moreno Desenvolveremos diferentes atividades práticas - análise de conteúdo de conversações nas redes sociais (big data), jogos pedagógicos e criação de inquéritos online em tempo real - em torno de três temas que serão trabalhados, em grupo, pelos participantes: "Artigo 13" (Regulamento Geral sobre proteçao de dados na UE); Desinformação (compreender e lidar com o fenómeno); Emergência climática.
Investigadores: Daniel Malet e Rita Cachado
Atividade 5. Investigadora: Carlota Veiga
Atividade 6. Investigadoras: Ana Rita Capucha e Inês Santos Tavares
Atividade 7. Esta atividade foca-se na análise da entrevista na investigação qualitativa. Os participantes efetuam – com base em entrevistas semiestruturadas com diretores de escola – as diferentes fases da análise. A atividade concentra-se na análise de conteúdo e na análise de discurso.
Atividade 8. Precious, uma lição de vida Nesta atividade os participantes irão experimentar a técnica de focus group e compreender a sua aplicação nas ciências sociais. O objetivo será promover o debate entre o grupo de participantes em torno de cenas do filme "Precious - uma lição de vida", conseguindo obter e apresentar resultados com a sua experiência.
Programa em PDF
|
![]() |