Para lidar com as Fake News
4 março 2020 | 13h30-14h30 | Iscte

 

Aud. C1.04, Ed. II, Iscte


Para lidar com as Fake News

uma metodologia da educação para a literacia mediática

 

A educação mediática deve proporcionar o conhecimento crítico e as ferramentas de análise que empoderem os indivíduos em sua relação com os media, de modo a que façam uso adequado dos meios e redes sociais e possam distinguir as informações falsas ou manipuladas, as chamadas fake news. O objetivo desse workshop é de discutir a investigação teórico-metodológica pós-doutoral em curso no CIES-ISCTE-IUL, trazendo a contribuição da pedagogia crítica de Paulo Freire para a constituição de uma metodologia de intervenção pedagógica para a educação para os media. A ideia é de debater os quadros de diagnóstico e os exercícios de reflexão que constituem o plano em elaboração.

 

A metodologia em desenvolvimento vem na esteira de prover o capital cultural mediático necessário em ambientes pedagógicos fora da escola para dotar os indivíduos de competências de literacia mediática, desenvolvendo neles as aptidões para a elaboração, a apreensão e a suspeição dos mais diversos conteúdos informativos e estéticos, em especial das notícias falsas. Será discutida a estrutura teórico-metodológica de apoio a educadores em sua orientação aos educandos no caminho da investigação que os coloca no centro do processo pedagógico de análise e criação de mensagens.

 

Patricia Bandeira de Melo

Investigadora visitante em Pós-doc – CIES-Iscte

Pesquisadora titular - Fundaj (Brasil)

 


 

 

Download do cartaz em PDF