“... obviously at the end of the day I’m a proud Chinese” Identificações e referências culturais de jovens diplomados de colégios internacionais na região de Lisboa
22 abril 2021 | 14h30 | Online

 

Seminário Diversidade Cultural em Famílias Contemporâneas

“... obviously at the end of the day I’m a proud Chinese” Identificações e referências culturais de jovens diplomados de colégios internacionais na região de Lisboa

 

Oradora

Anne Schippling

CIES-Iscte

FernUniversität in Hagen

 

Comentário

Pedro Abrantes

Subdiretor-Geral da DGEEC

Universidade Aberta

CIES-Iscte

 

→ ZOOM Link

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81154318506

ID: 811 543 185 06

 

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Resumo

A investigação sobre realidades de vida em contextos transnacionais coloca as ciências sociais, em geral, e a pesquisa nos domínios da infância e juventude, em específico, perante novos desafios. O paradigma de um nacionalismo metodológico revela-se como inadequado para analisar uma realidade empírica transnacional. Há diversos contextos que podem ser determinados por fenómenos de transnacionalização que abrangem, por exemplo, a vida de famílias transnacionais, a participação em redes transnacionais, a frequência de escolas internacionais, assim como o crescimento em contexto de migração e refúgio.  A investigação desses contextos requer uma revisão de ferramentas estabelecidas em ciências sociais, tanto ao nível metodológico como também teórico.

 

A apresentação para esta sessão do seminário procura focar uma realidade educativa que pode ser determinada por diversos contextos transnacionais e onde podem ser constituídos ‘espaços transnacionais de educação’. Na base da discussão de resultados de um projeto de investigação sobre colégios internacionais na região de Lisboa, que em Portugal podem ser considerados como campo de educação e reprodução social de elites (Schippling et al., 2020), vão ser perspetivados diferentes contextos e referências transnacionais. A apresentação centra-se, nesse contexto, nos primeiros resultados de uma investigação de biografias educativas de jovens diplomados desses colégios – e especificamente nas suas identificações e referências culturais – que foram o objeto principal da segunda fase desse projeto de investigação. Um segundo momento da apresentação constitui – na base da discussão das perspetivas empíricas – uma reflexão sobre o potencial do conceito de ‘espaço transnacional de educação’ como contributo para a investigação sobre biografias em contextos transnacionais.

 

 

Referências

Schippling, A., Abrantes, P., & Lopes, J. T. (2020). Educação de elites e a dimensão da internacionalização em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas, 94, 119-137. 

 

 

 

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