Silenced Heritages: Língua, ideologia e identidade na diáspora portuguesa de Nova Inglaterra
17 junho 2021 | 14h30 | Online

→ Link Zoom -   https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81281743618
ID da reunião: 8128 1743 618

 

 

Resumo
Nova Inglaterra tem sido um dos principais destinos migratórios para portugueses, oriundos sobretudo dos Açores que se têm instalado, ao longo de mais de 150 anos, nalgumas das suas principais cidades e áreas metropolitanas multiculturais e multilingues, como é o caso de Boston. Não surpreende, pois, que uma variante linguística de contacto, influenciada pelo português micaelense, se tenha consolidado nesta região, fruto de múltiplas e complexas interações geracionais, locais e transnacionais. Parte dos descendentes destes portugueses, socializados nestas ‘comunidades de fala portuguesa’, inscrevem-se em cursos de língua portuguesa, como forma de desenvolver a sua identidade sociolinguística bi ou plurilingue. No entanto, deparam-se com um modelo de ensino do ‘Português como língua estrangeira’ sem qualquer conexão com a realidade local desta língua e, pior, com uma atitude de desvalorização estigmatizante da variante que lhes é familiar, o que leva muitos destes ‘heritage learners’ a desistirem destes cursos. Este é o ponto de partida de uma análise reflexiva sobre as tensões sociolinguísticas que perpassam o ensino do português-europeu em contextos diaspóricos, preso a uma forte ideologia de língua única/standard – monocultural, monolingue, classista, nacionalista e até neocolonial – que não reconhece como legítimas as variantes locais, recusando a diversidade interna do português como constituinte do património sociolinguístico das comunidades ‘emigrantes’. 

 


 

Giuseppe Formato

Lesley University (Cambrigde, MA) e CIES-Iscte

 

Associated researcher at CIES-Iscte, where he is currently conducting his postdoctoral research. He is also a senior lecturer at Lesley University. He previously served as fellow at the Camões Institute in Boston through its Fernão Mendes Pinto program. He has been an invited speaker to Emmanuel College, the Harvard Extension School, and the University of Massachusetts. He has published scholarly journals and presented at conferences in both Europe and North America. His areas of research interests include critical pedagogy, education, foreign language acquisition, and language ideologies. 

   
   

Graça Índias Cordeiro

Iscte e CIES-Iscte


Antropóloga e professora associada no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Lisboa tem sido o seu principal terreno de estudo, mas nos últimos anos tem feito investigação sobre a construção do label "Portuguese speaker" na área de Boston, numa perspetiva etnográfica e sociolinguística. Foi neste contexto de pesquisa que conheceu e começou a colaborar com Giuseppe Formato, na pesquisa sobre os usos e representações da língua portuguesa na área de Boston.  

   

 


 

 

Língua do encontro:
Português e Inglês

Coordenação:
Inês Lourenço (CRIA-Iscte)
Liliana Azevedo (CIES-Iscte)
Raquel Carvalheira (CRIA-NOVA FCSH)
Vera Rodrigues (CIES-Iscte)