Workshop “Emigrar, Remigrar, Migrar: Reflexões em torno de categorias de análise”
[Adiado] Data a anunciar | Online

Online

→ Link Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/82838695217 
ID da reunião: 828 3869 5217

 

 

 

RESUMO

 

Partindo de uma apresentação breve de três pesquisas de terreno distintas, procurar-se-á levantar questões para serem debatidas com as/os participantes neste encontro. Os conceitos e as categorias que escolhemos usar nas nossas pesquisas influenciam a forma como se olha para os fenómenos e para as pessoas. Importa, por isso, adotar uma postura reflexiva, como sugerido por Bridget Anderson: “nós, investigadores/as, temos de pensar cuidadosamente sobre como fazemos investigação e as formas como também somos cúmplices na criação dessas categorias”. Em Portugal, que categorias são usadas em ciências sociais para se falar das pessoas migrantes? Como se produzem, se reproduzem e evoluem essas categorias ao longo do tempo?, são algumas das questões que trazemos para o debate. 

 

Sager, M. (2018). Interview with Bridget Andersen.Sociologisk Forskning, 55 (1), 99–107

Disponível em http://www.diva-portal.org/smash/get/diva2:1198740/FULLTEXT01.pdf 

 

 

NOTAS BIOGRÁFICAS

 

Ambra Formenti é doutorada em Antropologia pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa) e investigadora colaboradora no Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA - NOVA FCSH). Os seus interesses de pesquisa incluem a mobilidade, o trabalho e a religião, em África e na diáspora africana. No seu mais recente projeto de investigação, estudou as mudanças nos padrões de migração de Portugal para o Reino Unido.  

 

Rita Cachado é doutorada em Antropología Urbana, pelo Programa Internacional de Doutoramento em Antropología Urbana (Lisboa, Iscte, Estragón, URV, 2008), e investigadora integrada do CIES-Iscte. É professora convidada no Iscte (Departamento de Métodos de Pesquisa Social) e membro da direção da APA - Associação Portuguesa de Antropologia. Trabalha em temas de migrações e habitação social, mobilidades e transnacionalidade sul-asiática, e dedica-se, no projeto individual, ao estudo da Etnografia Urbana em Portugal e aos arquivos etnográficos.  

 

Liliana Azevedo é Bolseira de Doutoramento da FCT (SFRH/BD/128722/2017) no CIES-Iscte e encontra-se a finalizar uma tese em sociologia sobre casais portugueses na Suíça e a transição para a reforma. É também doutoranda associada no nccr - on the move (Swiss Center for Competence in Research - The Migration Mobility Nexus) e investigadora associada do Observatório da Emigração. Os seus principais domínios de pesquisa são as migrações internacionais, as famílias transnacionais e as relações intergeracionais, o género, o envelhecimento e a cultura material nas migrações.

 


 

Língua do encontro
Português

Coordenação
Cecília Menduni Luís (CRIA-Iscte)

Daniel Malet Calvo (CIES-Iscte)

Liliana Azevedo (CIES-Iscte)

Raquel Carvalheira (CRIA-NOVA FCSH)

 

→ Consulte a programa completo de 2021/22 dos Encontros sobre Experiências Migratórias