A Integração de Refugiados em Portugal
Encontro | 18 abril 2023

Integrado nos Encontros Mensais sobre Experiências Migratórias, o evento "A Integração de Refugiados em Portugal" decorre na tarde de 18 abril, às 18h00 (GMT) via ZOOM.

 

Sessão Online

Via zoom através do link 

https://us04web.zoom.us/j/79537505183?pwd=sXDQ7PybmB9bZQQUPOl69foQqEbqya.1

 

 

 

RESUMO

O direito de asilo é um assunto animadamente debatido em toda a Europa. Os deveres de assistência perante refugiados são objeto de controvérsias na opinião pública de vários países e são discutidos em circunstâncias difíceis. O tamanho dos fluxos migratórios alimenta temores de conflitos culturais com os recém-chegados. Perante um fluxo contínuo de requerentes de asilo a atravessar o Mediterrâneo, a União Europeia discute uma reforma do Sistema Europeu de Asilo por forma a satisfazer as expectativas potencialmente conflituais de ajuda humanitária e controlo das fronteiras. As propostas de reforma incluem a harmonização dos padrões de assistência e acolhimento, um procedimento europeu de atribuição do estatuto de proteção internacional e a redistribuição dos custos de assistência entre os estados-membros. Este projeto propôs-se a questionar se as políticas de integração mudam o contexto  prático no qual são colocadas questões normativas, nomeadamente em que medida os estados conseguem transformar a integração de cidadãos estrangeiros numa oportunidade de crescimento económico e social para a sociedade nacional. Procurou compreender como as políticas de integração de refugiados em Portugal têm sido implementadas desde 2015, data do início dos programas de mobilidade de refugiados na União Europeia, até aos dias de hoje. O projeto efetuou uma análise empiricamente informada, e interdisciplinar, das políticas de integração e analisou os deveres morais no contexto concreto da realidade portuguesa no panorama europeu.

 


 

BIOGRAFIAS 

 

Emellin de Oliveira é Investigadora no CEDIS/NOVA School of Law, Docente Convidada na Universidade de Coimbra e na Universidade Portucalense. É Consultora do NOVA Asylum Policy Lab, integra o Comité “International Migration and International Law” da International Law Association, e é perita nacional (Portugal) da Rede MoveS, no âmbito da mobilidade intra-União Europeia. É também membro do Observatório de Proteção de Dados Pessoais, coordenando as atividades da Linha de Investigação Digital Borders – Proteção de dados, Vigilância e Nacionais de Países Terceiros na UE.

 

   


Elizabeth Challinor é investigadora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa. As suas áreas de interesse incluem temas como a integração e acolhimento de refugiados em Portugal, migrações, políticas públicas e antropologia do desenvolvimento. Tem vindo a publicar sobre antropologia do desenvolvimento em Cabo Verde, maternidade migrante, género, cidadania e questões de identidade entre estudantes cabo-verdianos em Portugal. Atualmente o seu interesse centra-se na consciência jurídica dos migrantes e refugiados em Portugal.

 

 

 

Marta Lemos é Doutoranda integrada no CRIA – Iscte, mestre em Applied Cultural Analysis (Universidade de Copenhaga 2018) e licenciada em Antropologia (Universidade Nova de Lisboa 2013). Desde 2015 tem vindo a fazer investigação com refugiados, primeiro na Dinamarca e atualmente em Portugal. Os seus interesses atuais recaem na investigação das políticas de acolhimento e integração de refugiados em Portugal, na antropologia do bem-estar e na antropologia das emoções. Conta com dois artigos publicados, Intimidade e Emoções num Centro de Acolhimento de Refugiados em Portugal (2021) e “Why the lock? It's part of the home.” - Noções de “lar” e “conforto” para um grupo de requerentes de asilo na Dinamarca (2021).

 

 

Antónia Pedroso de Lima. Doutorada em Antropologia pelo Iscte (2001). É professora no Departamento de Antropologia do Iscte, onde leciona desde 1989 e foi fundadora do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) a que presidiu durante 10 anos. As suas áreas de especialização são: relações familiares em sociedades contemporâneas, relações sociais em contextos urbanos, elites, empresas familiares, género, sexualidade, cuidado, emoções, migrações e património imaterial. Coordenadora de vários projetos de investigação científica, Antónia Pedroso de Lima tem diversas publicações em livros e revistas nacionais e internacionais sobre a família portuguesa em contextos urbanos, tendo como objetos de análise contextos tão diversificados