31.01.2024
O Fórum de Pesquisas do CIES-Iscte regressou na tarde de 26 de janeiro dedicado à temática "Reflexividade e Inovação Metodológica nas Ciências Sociais". A iniciativa proporcionou um ambiente rico em trocas de ideias e experiências, destacando a importância da reflexão constante sobre as metodologias utilizadas nas ciências sociais e desafiando os participantes a repensar abordagens e considerar novos caminhos para a investigação, reconhecendo as complexidades inerentes ao estudo da sociedade.
O evento contou com apresentações de trabalhos de investigação em curso e concluídos no centro, que ofereceram uma visão abrangente das diferentes linhas de investigação, ao mesmo tempo que serviram como mote para um debate e diálogo enriquecedor entre os presentes.
Ao longo da tarde, foi discutida a importância das metodologias na área das ciências sociais, destacando-as não apenas como um desafio a ser superado, mas também como uma oportunidade para a reinvenção do campo. A capacidade de inovar nas abordagens metodológicas é vista como fundamental para enfrentar os desafios contemporâneos e para manter as ciências sociais relevantes e conectadas com as dinâmicas da sociedade.
O programa organizou-se em quatro sessões temáticas. A primeira sessão debruçou-se sobre os desafios propiciados pela diversificação das fontes nas ciências sociais, em particular sobre a superação do problema da omissão e/ou tradução nas fontes primárias e secundárias. O segundo painel deu a conhecer estratégias diversas de investigação e avaliação de políticas públicas, pela combinação de técnicas clássicas e inovadoras junto de sujeitos diversos. A terceira sessão apresentou e refletiu sobre temas e problemas de natureza epistemológica, ética e de apresentação de resultados nas estratégias qualitativas de investigação. Por fim, o quarto e último painel deu conta de fórmulas diversas de abordagem e estudo de objetos desafiantes, dos métodos participativos à crescente incorporação da tecnologia digital.
O Fórum de Pesquisas é um evento anual de que dá visibilidade à investigação feita no CIES, promovendo o debate da mesma entre gerações sucessivas de investigadores.
Fotografias por José Sequeira e Sofia Rocha