- Notícias
- Eventos
- Iniciativas Recorrentes
- Biografias e Trajetórias
- Cidades & Impérios: dinâmicas locais, fluxos globais
- Diversidade Cultural em Famílias Contemporâneas
- Encontros de Estudos sobre a China
- Experiências Migratórias
- Fórum das Políticas Públicas
- Fórum Pesquisas CIES
- Leituras ETNO.URB
- Movimentos Sociais e Ação Política
- Novas Perspectivas em História Moderna
- Workshops de Investigação
- Calls
O próximo Encontro sobre Experiências Migratórias decorre no dia 26 de novembro, a partir das 14h30 GMT, com o tema "O percurso migratório de jovens adultos portugueses".
O evento decorre online, via ZOOM.
Oradora
Inês Vidigal
Doutoranda em Sociologia, CIES-Iscte
Comentário
Pedro Candeias
Professor auxiliar, Iscte
Investigador associado, CIES-Iscte
Link ZOOM
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/94406021279
Resumo
Esta comunicação tem como objetivo identificar que fatores explicam o regresso de tantos emigrantes portugueses da faixa etária dos 20 aos 34 anos, analisando as relações entre emigração e retorno, integração e retorno e a efetivação do retorno, estudando para isso todo o percurso migratório. A análise empírica apresentada nesta comunicação é baseada em dados recolhidos através de um inquérito online a emigrantes portugueses na faixa etária em estudo. Como conclusões mais importantes, verificou-se que a emigração dos jovens adultos portugueses se explica por motivos laborais, enquanto o regresso é justificado por razões familiares.
Inês Vidigal é licenciada em geografia pela FLUL, mestre em políticas europeias pelo IGOT-UL e doutoranda em sociologia no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. É, desde 2014, assistente de investigação no Observatório da Emigração, onde é responsável pelos dados estatísticos no website e sua comunicação para o público em geral. É a coordenadora editorial das publicações periódicas, OEm Fact Sheets e Portuguese Emigration Factbook. É co-autora de várias publicações sobre emigração, entre as quais, o anuário estatístico Emigração Portuguesa. Relatório Estatístico. Participou em projectos de investigação ligados às migrações no IGOT-UL e no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. Trabalhou na Pordata – Base de Dados de Portugal Contemporâneo durante três anos, onde divulgou informação estatística de indicadores sociais e económicos, em acesso livre, para a sociedade civil.
Pedro Candeias é investigador integrado no CIES-Iscte e associado do OEm. Professor auxiliar convidado no Departamento de Métodos de Pesquisa Social da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. Doutorado em Sociologia pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, no âmbito do Programa Doutoral em Migrações, com uma tese sobre a emigração contemporânea para a Alemanha. Fez parte de projetos de investigação sobre integração local de imigrantes em concelhos da Área Metropolitana de Lisboa, saúde sexual e reprodutiva da imigração cabo-verdiana, impactos da pandemia COVID-19 na saúde mental de imigrantes, emigração portuguesa e regresso de emigrantes a Portugal.