Autópsia Social para a Mortalidade Materna
Oficina Interactiva | 17 janeiro 2025

“Diálogos Criativos: Metodologias Participativas na Investigação em Saúde Sexual e Reprodutiva” constituem um Ciclo de Oficinas Interativas que visam constituir um espaço de partilha e discussão crítica sobre os desafios e oportunidades da utilização de diferentes métodos e abordagens participativas na investigação em saúde sexual e reprodutiva. As oficinas têm como objetivo não só estimular a procura de novas propostas de cunho metodológico e promover o diálogo entre diferentes áreas do saber, mas também intensificar redes de investigação e ação e potenciar contributos para as políticas públicas. 

A primeira oficina metodológica acontece no dia 17 de janeiro de 2025, entre as 15h e as 16h30 de Lisboa (Portugal), através da Plataforma Zoom. Esta sessão, dinamizada por Cláudia Álvarez-Franco (Universidad de Antioquia, Colombia) foca-se na Autópsia Social para a Mortalidade Materna, uma metodologia que investiga fatores sociais, comportamentais e dos sistemas de saúde que contribuem para mortes maternas, combinando entrevistas qualitativas com autópsias verbais (Kalter et. al., 2011). 

Esta oficina será em espanhol, com a possibilidade de participação em português. A inscrição é gratuita mas obrigatória, com limite máximo de 15 participantes. Serão priorizadas as inscrições de membros do nascer.pt, mas as inscrições estarão abertas a qualquer pessoa interessada, de qualquer área científica. As inscrições podem ser realizadas através deste formulário.

Cláudia Álvarez-Franco é enfermeira, Mestre em Enfermagem pela Universidad del Valle (Colômbia) e Doutora em Enfermagem pela Universidad de Antioquia (Colômbia), com um foco na investigação qualitativa, de género e na história da enfermagem. Atualmente, é Professora e Investigadora na Facultad de Enfermería, Universidad de Antioquia. 

Para mais informação sobre os Diálogos Criativos, consultar: https://nascer.pt/2024/12/30/dialogos-criativos-metodologias-participativas-na-investigacao-em-saude-sexual-e-reprodutiva/