- Notícias
- Eventos
- Iniciativas Recorrentes
- Biografias e Trajetórias
- Cidades & Impérios: dinâmicas locais, fluxos globais
- Diversidade Cultural em Famílias Contemporâneas
- Encontros de Estudos sobre a China
- Experiências Migratórias
- Fórum das Políticas Públicas
- Fórum Pesquisas CIES
- Leituras ETNO.URB
- Movimentos Sociais e Ação Política
- Novas Perspectivas em História Moderna
- Workshops de Investigação
- Calls
Integrado no Ciclo Mensal de Seminários Movimentos Sociais e Ação Política, o seminário “Community-oriented Policing in Brazil and Mexico: innovation or more of the same?” decorre no dia 9 de maio, às 15h30, em formato híbrido.
Esta sessão é organizada pelo CIES-Iscte em parceria com o Grupo RIGoP do ICS-ULisboa, no âmbito do projeto INCITE-DEM.
Oradora
Annabelle Dias Félix (CICS.NOVA)
Bio
Annabelle Dias Félix é bolseira de pós-doutoramento no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) da Universidade NOVA de Lisboa (Portugal). Durante o seu doutoramento em Ciência Política na Université de Montréal (Canadá), centrou-se em questões de segurança pública, direitos humanos e democracia, estudando programas de policiamento comunitário na América Latina. O seu trabalho tem sido publicado nas revistas Policing & Society, Journal of Latin American Studies e Lien Social et Politiques, entre outras, bem como em livros coletivos.
Resumo
O policiamento orientado para a comunidade (POC) é muitas vezes apresentado como uma abordagem inovadora para a segurança pública e para a melhoria das relações entre a polícia e as comunidades. Mas até que ponto o POC representa uma mudança significativa e quando será meramente uma continuação das práticas existentes? Esta investigação examina os programas POC no Rio de Janeiro e na Cidade do México, argumentando que o seu impacto depende da forma como são implementados ao nível dos bairros. Através de um trabalho de campo etnográfico comparativo, analiso como os contextos locais moldam os resultados das iniciativas do POC, revelando os desafios e as limitações dos esforços de reforma.
Inscrição: http://bit.ly/4g7JwzU