- Notícias
- Eventos
- Iniciativas Recorrentes
- Biografias e Trajetórias
- Cidades & Impérios: dinâmicas locais, fluxos globais
- Diversidade Cultural em Famílias Contemporâneas
- Encontros de Estudos sobre a China
- Experiências Migratórias
- Fórum das Políticas Públicas
- Fórum Pesquisas CIES
- Leituras ETNO.URB
- Movimentos Sociais e Ação Política
- Novas Perspectivas em História Moderna
- Workshops de Investigação
- Calls
O próximo Encontro sobre Experiências Migratórias decorre no dia 18 de março 2025 , a partir das 14h30 , com o tema "O papel dos profissionais da linha de frente no processo de integração de imigrantes".
Local
Sala A202, Ed. 4 - Iscte
Oradora
Natalia Curci
Doutoranda IGOT, Ulisboa
Comentário
Elisa Alves
AIMA - Agência para a Integração, Migrações e Asilo
Resumo
Esta apresentação tem como objetivo refletir sobre como as práticas cotidianas dos profissionais que atuam na linha de frente se entrelaçam com os processos de integração das pessoas imigrantes. A centralidade dos profissionais deve-se ao considerar que ao longo do processo de integração, os imigrantes se envolvem em diversos contatos burocráticos mediados por eles. A governança das migrações em Portugal é desenhada para que tanto os profissionais de serviços especializados, a exemplo dos Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), quanto aqueles das demais instituições públicas, compartilhem a responsabilidade pelo atendimento, orientação e acolhimento. Nesse aspecto, ambos os contextos serão abrangidos. Pretende-se identificar pontos de encontro/incômodo das interações entre imigrantes e profissionais, desvendando fatores orientadores e efeitos dessas interações, uma vez que pelo poder discricionário que detém podem, em algum aspecto, tanto fomentar a igualdade de oportunidades quanto a desigualdade. Adotando o local como uma escala estratégica, a pesquisa é desenvolvida em dois contextos socioespaciais, uma área urbana (Lisboa) e uma área rural (Ferreira do Alentejo). Serão apresentados alguns resultados preliminares desta pesquisa de doutoramento em curso.
Biografias
Natalia Curci é licenciada em Geografia pela UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), mestre em Educação pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e atualmente doutoranda em Migrações no IGOT-UL. Seus principais interesses de pesquisa estão relacionados às migrações internacionais, à governança das migrações e integração, à implementação local de políticas com enfoque nos profissionais da linha de frente (“Street‐Level Bureaucrats”), bem como à área da educação em contextos migratórios. Atua, desde 2018, em projetos de atendimento e acolhimento de imigrantes, com experiências profissionais tanto no Brasil quanto em Portugal.
Elisa Alves é doutorada em Geografia Humana, especialidade Migrações, pelo IGOT, Ulisboa (2021). Desempenhou funções de investigadora no CIES-Iscte e no CEG-IGOT, participando em diversos projetos nacionais e internacionais ligados às áreas da educação, género, minorias étnicas e migrações, tendo sido também professora assistente; e foi consultora para a Rede Europeia das Migrações. Recebeu vários prémios e distinções e é autora e coautora de vários artigos científicos, capítulos de livros e livros em português e inglês, maioritariamente publicados em acesso aberto. Foi membro da rede internacional IMISCOE, onde coordenou um grupo de trabalho dentro da PhD Network, da rede ENIS e do grupo MIGRARE.Em 2021, integrou a administração pública, sendo, atualmente, coordenadora da Unidade de Gestão e Planeamento, no Centro Nacional para o Asilo e Refugiados, na AIMA IP.