21.04.2025
Texto e revisão: Marta Entradas e Rita Alves | Fotografia: Luísa Ferreira
O CIES-Iscte lidera um novo projeto internacional de investigação que pretende aprofundar o conhecimento sobre a recepção pública de ciência e tecnologia. Intitulado PuReSC – Public REception of Science and Technology, o estudo é coordenado pela investigadora Marta Entradas, e envolve colaborações com instituições académicas no Reino Unido, Itália e Alemanha.
O projeto é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (€250.000), para nos próximos três anos, estudar a forma como o público se relaciona com a comunicação científica levada a cabo pelas universidades.
A equipa internacional do projeto integra:
- London School of Economics and Political Science (LSE) – Prof. Martin Bauer
- Universidade de Trento – Prof. Giuseppe Pellegrini
- Universidade de Düsseldorf – Prof. Frank Marcinkowski
Os resultados contribuirão para um debate mais informado sobre o papel do envolvimento público no contexto universitário — uma dimensão ainda carente de evidência empírica robusta.
O PuReSC representa um passo significativo no reforço do papel das universidades como agentes ativos na comunicação da ciência e na promoção de uma relação mais próxima e participativa com a sociedade, bem como na proteção da autonomia da universidade.