As contribuições da sociologia bourdieusiana para o estudo das relações de trabalho no Brasil
Workshop | 21 maio 2025

O próximo workshop de investigação do CIES, decorre no dia 21 de maio, entre as 13h30 e as 14h30, presencialmente na sala A202 do Edifício 4 (Iscte-Conhecimento e Inovação) e online através do link ZOOM: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89654765289

 

APRESENTAÇÃO

Maurício Rombaldi 

Investigador Visitante CIES
Universidade Federal da Paraíba

 

MODERAÇÃO

Rodrigo Vieira de Assis

Investigador CIES

 

 

RESUMO

"A apresentação discute como a sociologia bourdieusiana foi recepcionada no Brasil e de que modo ela contribui para a problematização das relações de trabalho no país, diante de sua ainda tímida articulação com esse campo de estudos. O foco está em analisar como essa abordagem teórico-metodológica — mais comum em áreas como a sociologia da cultura — pode oferecer recursos para compreender as desigualdades materiais e simbólicas no mundo do trabalho, especialmente em contextos de transformação do capitalismo marcados pela crescente desregulação laboral. Para isso, o autor parte de sua trajetória intelectual e de pesquisa a fim de explorar como conceitos bourdieusianos, como habitus e capital, ampliam a análise de trajetórias ocupacionais e, em especial, a constituição de disposições para o trabalho e o engajamento político. Com base em estudos empíricos sobre sindicatos no Brasil e experiências do sindicalismo transnacional, a apresentação examina como as condições particulares do capitalismo periférico brasileiro implicam diferentes (in)adaptabilidades frente às recentes transformações no mundo do trabalho. Além disso, discute os usos das ferramentas bourdieusianas em um estudo sobre a informalidade que atinge trabalhadores da região Nordeste, ao tratar da precarização sob a ótica da invisibilização da desigualdade e da responsabilização individual. Por meio de uma abordagem que considera a complexidade das trajetórias sociais, defende-se que a sociologia das disposições sociais permite uma análise aprofundada dos mecanismos de reprodução das desigualdades nas relações de trabalho no Brasil contemporâneo."

 

Maurício Rombaldi é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é editor da área de sociologia da Revista Brasileira de Ciências Sociais (RBCS/ANPOCS), foi editor da Revista Política e Trabalho (PPGS/UFPB) e membro da diretoria da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET) no biênio 2022-2023. Doutor e Mestre em sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), realizou pós-doutoramento na condição de professor visitante no Laboratoire Interdisciplinaire pour la Sociologie Économique do CNRS/CNAM, em Paris, e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A atual linha de pesquisa reside na análise das reconfigurações do mundo do trabalho e a sua relação com a conformação de disposições sociais em meio a trajetórias ocupacionais instáveis. Da sua produção, destacam-se estudos realizados sobre os setores de telecomunicações, metalurgia e construção, em que se analisaram as implicações das transformações das relações de trabalho, bem como as dinâmicas da internacionalização sindical no Brasil. Da experiência profissional anterior, destaca-se a coordenação de projetos voltados a organismos internacionais e à promoção de convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT).