Quatro projetos do CIES aprovados na 3.ª edição do concurso Science4Policy

Quatro projetos de investigação do CIES foram selecionados na 3.ª edição do concurso Ciência para as Políticas Públicas – Science4Policy (S4P25), promovido pelo Centro de Planeamento e de Avaliação de Políticas Públicas (PLANAPP), em colaboração com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

A iniciativa tem como objetivo aproximar a produção científica das necessidades de formulação, monitorização e avaliação de políticas públicas, reforçando a ligação entre a academia e os decisores políticos.

Projetos selecionados

1. Quadro de indicadores para os direitos humanos culturais - participação, acesso e contribuição para a vida cultural 
Investigador responsável: José Soares Neves

O projeto propõe a construção de um quadro de indicadores dos direitos humanos culturais em Portugal, alinhado com as orientações do ACNUDH. Através de análise normativa, revisão sistemática da literatura e consulta a peritos, será criada uma base de dados de indicadores para monitorizar a implementação dos direitos culturais, fortalecendo a participação cidadã e apoiando políticas públicas baseadas em evidência.


 

2. Radar em análise: estudo e avaliação dos limites e potencialidades institucionais e locais do programa Radar Social
Investigador responsável: Renato Miguel do Carmo

Centrado no Radar Social, programa criado no âmbito do PRR para sinalizar situações de pobreza e exclusão social, este projeto analisa a sua pertinência e eficácia através das perceções de agentes políticos e técnicos locais. A investigação pretende identificar fatores de sucesso e obstáculos, propondo recomendações para melhorar a operacionalização e impacto das estratégias de combate à pobreza em Portugal.


 

3. Equidade e inclusão na administração pública
Investigador responsável: José Miguel Nogueira

Este projeto-piloto tem como objetivo capacitar as autarquias para a inclusão e equidade, sobretudo no que diz respeito às pessoas com deficiência, ainda hoje desfavorecidas em múltiplos indicadores sociais. Prevê a criação e teste de um programa inovador de formação em equidade e inclusão em quatro municípios da Área Metropolitana de Lisboa (Barreiro, Loures, Cascais e Sintra), com enfoque especial na inclusão digital. O modelo poderá futuramente ser adaptado à administração central e integrar a oferta formativa para o setor público.


 

4. Análise dinâmica da produção de impacto decorrente de instrumentos de apoio às artes e cultura em territórios transfronteiriços e de baixa densidade
Investigador responsável: Sérgio Caramelo

O projeto propõe uma abordagem inovadora para avaliar o impacto de investimentos públicos na Cultura e nas Artes, nomeadamente no âmbito dos programas POCTEP e PIS, em territórios transfronteiriços e de baixa densidade. Recorre a metodologias de System Dynamics e Diagramas de Loops Causais, permitindo simular cenários, identificar fatores de bloqueio e de tração e orientar decisões políticas e estratégias de financiamento cultural.