
A representação dos trabalhadores está consagrada na Constituição Portuguesa como um elemento da democracia económica. No entanto, a representação dos trabalhadores nos conselhos de administração das empresas tem sido subvalorizada e ainda não foi desenvolvido o seu quadro normativo, apesar de algumas experiências em empresas do setor público em Portugal. O grande pacote de reformas laborais «Trabalho XXI», atualmente em discussão em Portugal, pode comprometer ainda mais o desenvolvimento da participação dos trabalhadores, num contexto europeu em que a extrema-direita está em ascensão e em que Portugal não é exceção, como confirmado nas recentes eleições.
Esta conferência visa criar um espaço para a reflexão crítica e o diálogo entre académicos, sindicalistas, decisores políticos e ativistas, refletindo sobre as experiências nacionais e europeias, sobre o modo como contrariar estas tendências e revitalizar a participação dos trabalhadores enquanto pedra angular da renovação democrática. O seu objetivo é melhorar a compreensão da participação dos trabalhadores na tomada de decisões estratégicas das empresas e o seu significado social, convertendo um elemento central da democracia no local de trabalho numa parte ativa e normalizada das relações laborais modernas em Portugal. Atendendo à mudança do contexto político, a urgência de recuperar a participação dos trabalhadores torna-se um desafio e uma oportunidade para agendas progressistas democratizarem a economia e a sociedade.
Será disponibilizada interpretação inglês-português, juntamente com almoço para inscrições confirmadas.
As vagas para o evento são limitadas a um máximo de 80 participantes no local. Também será possível participar online. O link será enviado após a confirmação da inscrição.
Inscrições até 7 de novembro de 2025 AQUI
