Família, Gerações e Saúde

O trabalho desenvolvido pelo grupo de investigação "Famílias, Gerações e Saúde", no decurso de projetos de investigação nacionais e internacionais, tem produzido importantes contributos, quer para o avanço e acumulação do conhecimento, quer para o desenho e avaliação de políticas públicas no plano nacional e internacional.

O grupo tem ainda desenvolvido uma importante atividade de receção e formação de investigadores mais jovens de diferentes nacionalidades, quer pela formação doutoral, quer pela integração de jovens doutorados nas suas atividades de investigação.

COORDENAÇÃO

Nuno Almeida Alves
Nuno
de Almeida Alves

nalmeidaalves@iscte-iul.pt
Elsa Pegado
Elsa Pegado
elsa.pegado@iscte-iul.pt 

 

No triénio 2022-2024 procurar-se-á não só o incremento da investigação financiada através de concursos competitivos, o aumento de outputs científicos e o crescimento da equipa de investigação como também a articulação com o nascer.pt – Laboratório de Estudos Sociais sobre o Nascimento, e com a Linha Temática “Saúde Societal” do SocioDigital Lab for Public Policy do Iscte.

PRINCIPAIS TEMÁTICAS

Parentalidade e nascimento, políticas de família
Violência doméstica
Género e identidades de género
Infância e juventude, percursos geracionais e curso de vida, envelhecimento
Saúde e doença, sistemas e políticas de saúde,
organizações e profissões de saúde
Medicamentos, consumos e adições

 

ESTRUTURAS E REDES

Aliança de seis centros de investigação da Iscte, que trabalham em ciências sociais e tecnologias digitais com relevância para as políticas públicas.
Laboratório de Estudos Sociais sobre o Nascimento.

 

 

Palavras-chave:
Saúde e medicina;
Género;
Percurso de vida;
Família e gerações.