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O próximo workshop de investigação do CIES, decorre no dia 27 de novembro de 2025, entre as 12h30 e as 14h00, na sala B226 do Edifício 4 (Iscte-Conhecimento e Inovação).
Esta iniciativa decorre no âmbito do Grupo de Investigação Desigualdades, Trabalho e Bem-Estar Social.
APRESENTAÇÃO
Sofia Gomes
Assistente de Investigação CIES
COMENTÁRIO
António Lopes
Investigador ISTAR

RESUMO
A sociedade contemporânea, caracterizada pela centralidade do conhecimento e pela crescente complexidade tecnológica, coloca novos desafios aos sistemas educativos, particularmente no que concerne à inclusão de públicos adultos no ensino superior. Neste contexto, a Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) emerge como paradigma educativo fundamental, mas é atravessada por tensões entre visões humanistas – centradas no desenvolvimento integral, emancipação e cidadania – e visões instrumentais – focadas na empregabilidade, adaptação ao mercado e competitividade económica.
Os estudantes Maiores de 23 anos constituem um observatório privilegiado destas tensões: entre a democratização do ensino e a persistência de mecanismos de reprodução social; entre o discurso da valorização de saberes experienciais e a hegemonia do conhecimento académico; entre o protagonismo dos indivíduos e os constrangimentos estruturais que moldam os seus percursos.
O objetivo deste workshop é apresentar os principais conceitos mobilizados e promover uma discussão sobre as tensões entre inclusão e exclusão, que contribua para a construção de um ensino superior mais inclusivo, democrático e emancipatório.