OCJF 2011

 

 

ser sociólogo

Ser Sociólogo/a por 15 dias
11-22.07.2011

 

Resumo das atividades

 

Etnografia

Investigadores: Inês Pereira e Vera Henriques

À semelhança das edições anteriores deste Workshop, os participantes poderão contactar com a etnografia como uma das metodologias empíricas das ciências sociais. Uma breve componente teórica no início do Workshop terá o objetivo de apresentar a metodologia em causa: através das principais características do método e de uma pequena introdução histórica. O principal elemento deste Workshop é contudo a sua vertente prática através da realização de um pequeno exercício de etnografia, no sentido de os participantes poderem vivenciar uma primeira experiência etnográfica. No final do exercício os participantes apresentam os seus resultados aos colegas donde ressaltarão as situações mais frequentes.

 

Entrevista

Investigadores: Cláudia Casimiro e Joana Patrício

A entrevista é um método de recolha de informação utilizado em diversos contextos: a entrevista jornalística, a entrevista de emprego, a entrevista de investigação. A atividade proposta apresenta a entrevista enquanto método de investigação, meio de recolha de informação com validade científica, bastante usado em sociologia. A atividade tem como objetivos: dar a conhecer aspetos teóricos e técnicos do método, aplicação do método pelos participantes, discussão do método e da experiência obtida.

 

Inquérito por Questionário

Investigadores: Pedro Candeias e Sofia Santos

Que estratégias usam os imigrantes para conseguir emprego? E sentem-se alvo de discriminação? A urbanização tem impactos nas relações e na confiança entre vizinhos? E na mobilidade das pessoas? Foi para responder a este tipo de perguntas, entre outras, que dois projetos de investigação optaram por aplicar um inquérito por questionário. Mas como decidir que perguntas incluir e como as devemos fazer? Que número e tipo de pessoas devem ser inquiridas? Que resultados se conseguem através das perguntas realizadas? Nesta atividade apresentamos as questões principais que se colocam no desenho e na aplicação de um inquérito por questionário, através dos exemplos de dois projetos. Seguidamente, os participantes terão oportunidade de construir e aplicar um questionário.

 

Análise de Dados Estatísticos

Investigadores: Frederico Cantante e Margarida Carvalho

A partir dos dados estatísticos do European Social Survey de 2008 analisar-se-ão um conjunto de práticas e representações relacionadas com a problemática das desigualdades sociais. Nesta atividade os participantes vão contactar com o programa de análise estatística SPSS e desenvolver competências na análise e interpretação de informação estatística.          

 

Desenvolvimento de uma pesquisa (trabalho de equipa)        

Investigadores: Elisabete Rodrigues e Vera Henriques

 

Apresentação Pública dos resultados da pesquisa

Participantes

 

Trabalho final dos participantes

Música: hábitos e consumos

Consultar PDF

 

 

foto 2012